A caminho do futuro

A partir de 23 de Setembro, o CORP – Centro de Oncologia Rio Preto passará a oferecer uma nova especialidade: o médico geneticista. Os atendimentos serão aos sábados, das 8 às 12 horas, com o Henrique C. R. Galvão. Faça agora o seu agendamento ou ligue para 17 3211 1919.

Afinal, o que é o médico geneticista?

O médico geneticista possui graduação em Medicina e Residência e/ou título de especialista em Genética Médica. Por isso, está apto a realizar consultas médicas, solicitar exames e prescrever tratamentos (quando indicados ou disponíveis para a doença), além de ser o responsável pelo acompanhamento genético do paciente e de sua família.

O que é aconselhamento genético?

É uma conversa, um aconselhamento mesmo, onde o geneticista avalia as chances de o paciente (ou seus filhos) ter uma doença genética. Num primeiro momento, o paciente não faz nenhum exame. O médico precisa conhecer história do paciente e de sua família para fazer a árvore genealógica. O objetivo é descobrir se há possíveis riscos e verificar se é necessário algum exame para apresentar o diagnóstico.

E quando se deve consultar um médico geneticista?

Apesar de haver uma gama de situações nas quais a avaliação por um médico geneticista é recomendada, podemos dividir essas situações em três grandes grupos: condições pré-concepcionais ou pré-natais (ou seja, antes da gravidez ou antes do nascimento de uma criança, respectivamente), condições pediátricas (como recém-nascido com teste do pezinho alterado, por exemplo) e da idade adulta (infertilidade, perdas gestacionais recorrentes, câncer em membros da família, etc)

Na dúvida, pergunte

Agende uma consulta com o nosso especialista e tire todas as suas dúvidas.

Faça agora o seu agendamento ou ligue para 17 3211 1919.