Ter uma boa alimentação e cuidar bem da hidratação durante o tratamento do câncer é muito importante. Uma alimentação leve e bem balanceada pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, manutenção de peso, bem-estar.

A maior parte do nosso organismo é feita de água, por isso a importância de se preocupar com a hidratação durante o tratamento de quimioterapia.

Durante o tratamento é comum que o paciente apresente dificuldade para ingerir líquidos; em alguns casos por alteração de paladar ou por náuseas e vômitos.

A diarreia é outro sintoma que pode contribuir com a desidratação do organismo. Por isso, é sempre importante observar o quanto de líquidos esse paciente está ingerindo.

Em média, cada pessoa deve ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.  Essa quantidade pode variar de acordo com o peso e com o ambiente em que o paciente está, mas deve ser maior em locais quentes.

Além da água, outros líquidos também podem ser ingeridos para hidratar o corpo como: água de coco, sucos naturais, chás e sopas. Alguns alimentos como melancia, melão, toranja, pepino, alface também possuem grandes quantidades de água.

Uma boa dica para melhorar a ingestão de água pelo paciente é sempre deixar garrafas de água por perto; assim, sempre que ele as vir, vai lembrar de tomar. Outra dica é saborizar a água com frutas e ervas. Você pode colocar fatias de gengibre e fatias de laranja na água. Isso pode contribuir para diminuir náuseas. Já fatias de maçã e pauzinhos de canela podem contribuir para melhorar o paladar.

Veja uma receita fácil de fazer para variar um pouco a hidratação do paciente

– 10 folhas de hortelã;

– 1 limão siciliano em fatias;

– 1 litro de água.

Coloque todos os ingredientes em uma jarra de água, misture e reserve por uma a três horas antes de consumir.

 

Essas são pequenas dicas, mas que farão uma grande diferença na qualidade de vida do paciente!

Nutricionista Natália Yano Kodama – CRN3 26429

E você? Tem alguma sugestão para nos passar? Compartilhe com a gente suas boas experiências! Assim os familiares também poderão se beneficiar delas!