Quem tem acesso à internet e às redes sociais provavelmente já se deparou com notícias falsas, mesmo que não tenha se dado conta disso. No ambiente virtual, as chamadas fake news são rapidamente compartilhadas e espalhadas, com a ajuda de robôs.

Segundo a Universidade de Oxford, mais da metade do tráfego da internet é feito por bots, programas que simulam ações humanas repetidas vezes e de maneira padrão. São capazes de fazer um tema se transformar em tendência, atacar uma figura pública, espalhar um boato e, inclusive, ser importante arma política.

Leia abaixo algumas dicas para evitar as fake news.

Busque a fonte

Toda notícia tem uma origem. Recebeu algo em um grupo de Whatsapp ou viu a informação em outra mídia social? Procure saber de onde ela vem antes de compartilhar. Uma rápida pesquisa no Google pode ajudar.

Questione quem te enviou

Uma das maneiras de saber a origem da informação é questionar quem te enviou. Se essa pessoa recebeu de outra ou de um grupo de Whatsapp, desconfie.

Cheque em fontes oficiais

Se você descobriu a fonte da sua notícia, avalie se ela é oficial. Existem muitos sites que compartilham notícias falsas. Procure as notícias em sites jornalísticos de credibilidade ou nos canais oficiais de comunicação de órgãos do governo.

Desconfie dos adjetivos

Adjetivos são palavras que qualificam ou caracterizam um substantivo (pessoa, coisa ou lugar). Desconfie de textos que abusam deste recurso, pois os textos jornalísticos possuem poucos adjetivos.

Evite o “mande para todos os seus contatos”

Muitas mensagens recebidas por meio das mídias sociais contém este pedido/ordem no final. Não compartilhe sem antes checar a veracidade da informação.

Confira a data

Muitas vezes, a notícia é verdadeira, mas aconteceu muitos anos atrás. Confira a data antes de compartilhar uma informação que parece nova.

Leia a notícia inteira

Muitas pessoas compartilham uma notícia após ter lido apenas o título. Antes de passar a informação para frente, tenha conhecimento do conteúdo.

Não se deixe levar pela emoção

Às vezes, estamos muito irritados ou muito comovidos com determinada situação, que compartilhamos algo sem pensar direito. Isso pode ajudar a propagar notícias falsas. Controle suas emoções e busque a fonte da informação.

Tenha responsabilidade

Ao compartilhar uma informação no Whatsapp ou em outra mídia social você está se tornando o responsável por ela. Só compartilhe aquilo que for verdade, a não ser que você queira ser conhecido entre seus amigos como a pessoa que só publica mentiras.

Se tiver dúvida, não compartilhe

Se mesmo tendo procurado a fonte, você não tiver certeza daquela informação, não compartilhe. É melhor esperar até ter certeza do que ajudar a propagar uma mentira cujo alcance pode ser enorme.