Tendo em vista os diversos aspectos envolvidos no tratamento de uma doença grave como a revelação de um diagnóstico oncológico, a tomada de decisão a respeito de tratamentos e prognósticos, a necessidade de cuidados prolongados e intensivos, e em alguns momentos, a ausência de possibilidade terapêutica, ressaltamos a importância de um trabalho focado no desenvolvimento da saúde emocional dos pacientes do Corp.

Considerando o cuidado integral e da promoção da saúde, o Centro de Oncologia Rio Preto oferecerá aulas de Yoga aos pacientes em tratamento de quimioterapia no local, visando proporcionar mais equilíbrio, conforto e melhora da qualidade de vida desses pacientes.

A prática de yoga, técnica milenar oriunda dos países orientais, especialmente da Índia, tem sido difundida no Ocidente em suas diversas ramificações e consiste em uma abordagem de técnicas e cuidados do corpo que considera a pessoa integralmente, em seus níveis físico, mental e psíquico.

O yoga foi classificado como uma prática mente-corpo pela OMS e apesar de não ser uma terapia, tem sido cada vez mais utilizado com sucesso no tratamento do estresse e da ansiedade. Estudos apontam diversos efeitos benéficos do yoga como recurso terapêutico na área da saúde e, apesar da disseminação da prática, não há a pretensão de substituir a conduta médica tradicional, senão integrá-la (a prática de yoga) à assistência a saúde.

O objetivo primordial será utilizar a prática de Yoga e Meditação para enfrentar a ansiedade e o estresse vivenciados pelo adoecimento e tratamento realizado.

As práticas têm como base o Hatha Yoga, vertente de yoga mais difundida no Ocidente, que é composto por posturas corporais, controle da respiração, concentração e meditação adaptadas ao universo vivenciado pelo paciente em tratamento oncológico.

As aulas serão gratuitas e realizadas na própria sala de quimioterapia todas as sextas-feiras, a partir das 16h, com início no dia 14 de Setembro.

Faça sua inscrição na recepção do Corp com uma de nossas atendentes. O limite é de 5 alunos por aula.

Saiba mais sobre a Laura Sanches Lopes, professora de Yoga, que irá ministrar essas aulas