21 de fevereiro de 2022 by Blog do Corp 0 Comments

Movimento “Fevereiro Laranja”

O movimento “Fevereiro Laranja” foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre as leucemias.

A leucemia é um câncer das células do sangue e pode ser de dois tipos: aguda ou crônica.

As leucemias agudas costumam apresentar-se com sintomas relacionados à anemia (cansaço, sonolência, fadiga), à plaqueta baixa (hematomas ou sangramentos) ou a infecções devido baixa imunidade.

Nos pacientes jovens, é indicado tratamento com proposta curativa, baseado em quimioterapias de alta intensidade, seguida ou não de transplante de medula óssea. Nos pacientes idosos, o objetivo do tratamento é o controle da doença.

Já as leucemias crônicas costumam ser assintomáticas, diagnosticadas após alterações detectadas em exames de rotina; também podem apresentar-se com linfonodomegalia (aumento das inguas), aumento do baço, febre ou perda de peso. São mais comuns em idosos e o tratamento difere de acordo com o subtipo.

No geral, não existe prevenção contra as leucemias. Alguns fatores de risco aumentam a chance de desenvolver a doença, por exemplo: exposição à radiação ionizante, tratamento quimioterápico prévio e algumas doenças genéticas (como síndrome de Down).

Por isso, se apresentar algum dos sintomas ou detectar alguma alteração no hemograma, procure um hematologista.

Dra. Ana Laura Jorge Silva (CRM 183463), hematologista do Corp, Centro de Oncologia de Rio Preto.

🩸