20 de setembro de 2024 by Blog do Corp 0 Comments

Câncer de Tireoide: Fatores de Risco, Sintomas e Tratamento

Assista o vídeo na íntegra.

Olá! Sou o Dr. José Altino, médico oncologista (CRM-SP73227) do Corp | Oncoclínicas de Rio Preto. Hoje, vamos conversar sobre o câncer de tireoide.

Onde fica a glândula tireoide?

A glândula tireoide está localizada na parte anterior do pescoço e tem o formato de uma borboleta, com um lobo direito e um lobo esquerdo.

Doenças mais comuns da tireoide

As doenças mais comuns da glândula tireoide são o hipertireoidismo e o hipotireoidismo. Além disso, temos o câncer de tireoide, que registra aproximadamente 13.000 casos por ano no Brasil.

Fatores de risco para o câncer de tireoide

Os principais fatores de risco incluem:

• Obesidade
  • Exposição à radiação
  • Doenças genéticas
  • Sexo feminino
  • Idade entre 20 e 50 anos

Sintomas do câncer de tireoide

Os sintomas mais comuns são:

• Surgimento de nódulos no pescoço
  • Rouquidão
  • Dificuldade para deglutir
  • Alterações de peso, tanto aumento quanto redução

Diagnóstico

Para o diagnóstico, é fundamental procurar um cirurgião de cabeça e pescoço ou um otorrinolaringologista. A avaliação geralmente envolve exames de ultrassom e, se necessário, biópsia.

Tratamento

O tratamento do câncer de tireoide é, em grande parte, cirúrgico, e muitas vezes inclui a iodoterapia.

Para saber mais sobre o câncer de tireoide e outras condições, acompanhe nosso site e siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e dicas de saúde.

19 de setembro de 2024 by Blog do Corp 0 Comments

Dia Mundial da Conscientização do Linfoma

Assista o vídeo na íntegra.

Olá, meu nome é Luana, sou médica hematologista (CRM 155008) do Corp | Oncoclínicas de Rio Preto, e hoje vim falar com vocês sobre o Dia Internacional de Conscientização sobre os Linfomas.

O que são e Sintomas

Os linfomas são cânceres dos órgãos linfáticos, como, por exemplo, linfonodos e baço. Sintomas comuns dessas doenças costumam ser febre, perda de peso, sudorese noturna e uma fadiga excessiva.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce é sempre uma ferramenta importante, pois aumenta o sucesso no tratamento. O diagnóstico é feito através de uma biópsia de algum dos linfonodos acometidos. Por isso, conheça os sintomas e o seu corpo. Se você notar algo desse tipo, não hesite em procurar o médico de sua confiança. Caso tenha suspeita de linfoma, procure um hematologista.

Tratamento

Em relação ao tratamento, não existe um único tipo para todos os linfomas. Para cada tipo de linfoma, muitas vezes, o tratamento é específico e sempre individualizado, de acordo com o diagnóstico e o perfil do paciente.

Nesse dia, eu te convido a conhecer mais sobre essa doença. Fique de olho no blog, nas redes sociais e no Instagram do Corp | Oncoclínicas para se manter sempre atualizado sobre esse tipo de notícia.