Olá, pessoal? Tudo bem?
Eu sou a Dra. Valeska do Carmo, sou oncologista clínica do Centro de Oncologia de Rio Preto.
Como é já um hábito nosso, estamos sempre gravando vídeos, falando sobre rastreamento e detecção precoce de tumores. Mas hoje o vídeo vem para reforçar uma área que muitos não valorizam tanto, que é a nutrição.
Sempre que um paciente chega no consultório, a gente explica que o tratamento oncológico não é baseado apenas no médico. Existe uma equipe multidisciplinar que seriam as enfermeiras, os farmacêuticos, a nutricionista, os psicólogos, os dentistas, a terapia ocupacional. Tem vários profissionais que são super necessários para que o tratamento flua bem.
Hoje nós vamos falar sobre o nutricionista e a importância da nutrição.
Como a gente acaba, muitas vezes, tendo que prescrever quimioterapia, é necessário que o paciente esteja bem nutrido. Nossos pacientes, muitas vezes, são idosos. Precisamos que não tenham uma perda muscular importante. Essa perda muscular já vem com o próprio avançar da idade e, com a quimioterapia, se não tiver uma boa alimentação, o paciente vai ter uma perda maior ainda. O paciente vai ficando debilitado e não vai conseguir fazer o tratamento. Então a nutrição é de extrema importância.
Sabemos que a quimioterapia altera paladar e altera olfato, mas um nutricionista vai conseguir driblar essas alterações, auxiliando nos temperos, em como manusear a comida, quais os tipos de alimentos mais importantes para que você esteja ingerindo uma quantidade ideal de alimentos para que o organismo fique realmente tanto forte para receber a quimioterapia como também para se recuperar o mais rápido da quimioterapia.
Sabemos que existem algumas situações em que o paciente não consegue se alimentar porque está fazendo alguma terapia associada à quimioterapia que pode machucar muito a boca, o alimento não desce ou por outras razões. Tumores de cabeça e pescoço impedem que o paciente consiga deglutir o alimento. Temos as sondas: sonda nasoenteral, a sonda pelo estômago que a gente faz um furinho na barriga e coloca a sonda. Para tudo isso um nutricionista, novamente, vai nos auxiliar na dieta adequada para que o paciente fique bem.
Então, hoje o vídeo é para enaltecer esse profissional que é extremamente necessário para que o tratamento oncológico flua de forma adequada.
Era esse o tema do vídeo de hoje. Qualquer questionamento ou qualquer necessidade, teremos prazer em ajudar. É só entrar em contato conosco e nos seguir nas redes sociais.
Obrigada!