Olá, sou José Altino, médico oncologista do Corp, Centro de Oncologia Rio Preto.
Hoje vamos falar de tumores testiculares.
Quais são os fatores de risco?
Idade: a grande maioria dos tumores de testículos ocorrem entre a idade de 20 a 40 anos.
Raça: os homens brancos têm de 5 a 10 vezes mais chances de desenvolverem o câncer testicular do que homens de outras raças.
História familiar ou pessoal de câncer testicular: a dieta rica em gordura, particularmente de origem animal com alto teor de cálcio, pode aumentar o risco de câncer nesses indivíduos que têm uma história familiar ou um antecedente de ter já desenvolvido um câncer testicular.
Testículo que não desce da bolsa escrotal, chamado de criptorquidia – o que é isso? São homens que, ao nascer o testículo, esse fica alojado dentro da cavidade abdominal, não ocorre a migração do testículo da cavidade abdominal para a bolsa escrotal. Isso chama-se criptorquidia e, às vezes, é necessário fazer uma correção cirúrgica para que o testículo desça para a bolsa escrotal e venha se desenvolver. Portanto a criptorquidia é um fator de risco.
Uma síndrome chamada de Klinefelter, um transtorno genético que a gente chama de cromossomo sexual, tem baixos níveis de hormônio masculino e, portanto, gera esterilidade, aumento das mamas e testículos pequenos. Então é uma disfunção hormonal masculina. Essa síndrome de Klinefelter é um fator de risco.
E por fim há o HIV, o vírus da imunodeficiência humana, que pode ser um fator de risco para o desenvolvimento dos tumores testiculares.
Para maiores informações, visite o nosso site Clínica Corp.