Ao começar o tratamento de quimioterapia várias dúvidas podem surgir. Uma delas é em relação à alimentação. Uma das perguntas mais comuns é: “O que devo comer no dia e durante o tratamento”?
Não há uma resposta certa, pois, durante o tratamento a alimentação é um desafio diário. Isso porque os efeitos da quimioterapia no estômago são diferentes em cada paciente.
Devem ser levados em conta, por exemplo, fatores como: horário do tratamento, tempo de aplicação do medicamento e tipo de medicação.
Então o que fazer?
O recomendado é estabelecer um planejamento alimentar com a ajuda de um nutricionista que vai observar em que momento os sintomas começaram a surgir e quando eles ficaram mais intensos.
Há pacientes que se sentem melhor comendo alguma coisa leve antes da quimioterapia, outros preferem comer somente depois das sessões. Em qualquer um dos casos, é preciso que o paciente não fique longos períodos sem se alimentar.
E o que comer?
Caso o horário da sessão seja de manhã, o ideal é tomar um café da manhã leve com frutas, algumas torradas com ovos mexidos e chás. Se for no horário do almoço, o paciente pode levar sua refeição com arroz, feijão, uma carne magra e legumes ou uma salada de legumes com ovos cozidos. Para os intervalos, frutas sempre são ótimas pedidas.
Para evitar sintomas desagradáveis no estômago no dia da quimioterapia e nos dias subsequentes, veja algumas dicas.
EVITE
– Alimentos industrializados (sorvete, bolacha recheada, nuggets, “fast foods”), embutidos (salsicha, linguiça, salame, presunto e peito de peru);
– Alimentos ricos em gordura como frituras, carnes gordurosas, pratos “pesados” (como lasanha e feijoada), massa folhada e tortas;
– Bebidas açucaradas como refrigerante, chá gelado industrializado e bebidas lácteas açucaradas;
– Consumir seu alimento preferido, pois você pode relacionar esse alimento com o momento do tratamento e deixar de sentir prazer com ele;
E mais:
– Procure se hidratar bem com água, água aromatizada e sucos naturais;
– Não fique em jejum. A sensação de náusea pode aumentar se o seu estômago estiver vazio;
Seguindo essas orientações você poderá melhorar muito o desconforto gástrico causado pelas sessões de quimioterapia! Experimente!