15 de abril de 2019 by Blog do Corp 0 Comments

O que comer e levar no dia da quimioterapia

Ao começar o tratamento de quimioterapia várias dúvidas podem surgir. Uma delas é em relação à alimentação. Uma das perguntas mais comuns é: “O que devo comer no dia e durante o tratamento”?

Não há uma resposta certa, pois, durante o tratamento a alimentação é um desafio diário. Isso porque os efeitos da quimioterapia no estômago são diferentes em cada paciente.

Devem ser levados em conta, por exemplo, fatores como: horário do tratamento, tempo de aplicação do medicamento e tipo de medicação.

Então o que fazer?

O recomendado é estabelecer um planejamento alimentar com a ajuda de um nutricionista que vai observar em que momento os sintomas começaram a surgir e quando eles ficaram mais intensos.

Há pacientes que se sentem melhor comendo alguma coisa leve antes da quimioterapia, outros preferem comer somente depois das sessões.  Em qualquer um dos casos, é preciso que o paciente não fique longos períodos sem se alimentar.

E o que comer?

Caso o horário da sessão seja de manhã, o ideal é tomar um café da manhã leve com frutas, algumas torradas com ovos mexidos e chás. Se for no horário do almoço, o paciente pode levar sua refeição com arroz, feijão, uma carne magra e legumes ou uma salada de legumes com ovos cozidos. Para os intervalos, frutas sempre são ótimas pedidas.

Para evitar sintomas desagradáveis no estômago no dia da quimioterapia e nos dias subsequentes, veja algumas dicas.

EVITE

– Alimentos industrializados (sorvete, bolacha recheada, nuggets, “fast foods”), embutidos (salsicha, linguiça, salame, presunto e peito de peru);

– Alimentos ricos em gordura como frituras, carnes gordurosas, pratos “pesados” (como lasanha e feijoada), massa folhada e tortas;

– Bebidas açucaradas como refrigerante, chá gelado industrializado e bebidas lácteas açucaradas;

– Consumir seu alimento preferido, pois você pode relacionar esse alimento com o momento do tratamento e deixar de sentir prazer com ele;

E mais:

– Procure se hidratar bem com água, água aromatizada e sucos naturais;

– Não fique em jejum. A sensação de náusea pode aumentar se o seu estômago estiver vazio;

Seguindo essas orientações você poderá melhorar muito o desconforto gástrico causado pelas sessões de quimioterapia! Experimente!

1 de abril de 2019 by Blog do Corp 0 Comments

Caminhada Março Azul: conscientização e prevenção

Aconteceu, dia 31 de Março, a Caminhada do Março Azul em prol da conscientização e prevenção contra o Câncer e outras doenças do intestino.

Veja as fotos: