17 de fevereiro de 2023 by Blog do Corp 0 Comments

A importância da mamografia

Dra. Natália Braga – Oncologista Clínica do Corp (CRM 138350)

Olá, sou a Dra. Natalia Braga Foizer (CRM 138350), oncologista clínica do Centro de Oncologia de São José Rio Preto, o Corp. Hoje eu vim falar com vocês sobre a importância do exame da mamografia.

Dia 5 de fevereiro foi o Dia Nacional da Mamografia, o exame de extrema importância para detecção do câncer de mama. A mamografia é um exame radiológico das mamas ele possui alta resolução e fornece imagens detalhadas da mama identificando assim de forma precoce o câncer de mama mesmo antes dos sintomas

O câncer de mama é a neoplasia mais frequente entre as mulheres no Brasil, estimativa dos dados do INCA aponta para o ano entre 2023 e 2025, 74 mil novos casos.

A mamografia é indicada a partir dos 40 anos pela Sociedade Brasileira de Mastologia e pelo Ministério da Saúde deve ser feita entre 50 e 69 anos uma vez por ano de dois em dois anos. Abaixo dos 40 anos pode ser feita quando tem associação com síndrome de hereditária ou para complementar algum diagnóstico de nódulo palpável ou por indicação médica.

O câncer de mama é curável se descoberto numa fase inicial, por isso a importância da conscientização de todas as mulheres sobre esse exame da mamografia.

E você, já se programou para realizar esse exame este ano? Aproveite o início do ano para procurar atendimento médico para ele realizar os seus exames de rotina. Cuide-se!

Acompanhe o Blog do Corp. Nele, sempre postamos assuntos relevantes com dicas para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

6 de fevereiro de 2023 by Blog do Corp 0 Comments

Fevereiro Laranja, mês de conscientização e combate à Leucemia

Vamos falar um pouquinho sobre Fevereiro Laranja?

Bom, alguns dias atrás eu fiz alguns vídeos falando sobre leucemias agudas, leucemias crônicas e o mês de fevereiro foi o mês escolhido como o mês da conscientização dessas doenças.

As leucemias são cânceres da medula óssea, que podem acometer pessoas de qualquer faixa etária. Então, é um mês todo voltado para conscientização dessas doenças que tem aumentado a incidência nos últimos anos, a gente está tendo em torno de 10 mil casos por ano aproximadamente aqui no Brasil.

As leucemias podem gerar anemia, alteração dos glóbulos brancos e queda de plaquetas. Então, o hemograma costuma ser o exame inicial que faz com que a gente pense nesse tipo de doença.

Tem pessoas que procuram médico por conta de sintomas como: fadiga, fraqueza, indisposição, alguma infecção, porque a imunidade cai, hematomas, sangramentos e tem pacientes que descobrem por acaso, às vezes vai fazer um exame de rotina e acaba pegando antes mesmo de manifestar.

Então, fica aí o alerta Fevereiro Laranja todo mundo se conscientizando fazendo seus exames de rotina e sempre procurando o seu médico de confiança caso tenha algum sintoma diferente no seu dia a dia.

Dra. Luana Antunes Garcia (CRM/SP 155008), médica hematologista do Corp – Centro de Oncologia Rio Preto.