29 de agosto de 2024 by Blog do Corp 0 Comments

Conscientização sobre o câncer de pulmão

Assista o vídeo na íntegra.

Olá, eu sou a Dra. Amanda Laguna Cury (CRM-SP145433), oncologista no Corp | Oncoclínicas de São José do Rio Preto. Venho aqui hoje falar para vocês sobre um tema muito importante: o câncer de pulmão.

Câncer de pulmão é a neoplasia mais incidente no mundo em homens e a terceira mais incidente em mulheres.

Fatores de risco

O tabagismo é a maior causa evitável de câncer no mundo, e o cigarro eletrônico tem se tornado cada vez mais comum, principalmente entre os jovens. De acordo com o INCA, o cigarro eletrônico aumenta em mais de três vezes a chance de experimentação do cigarro convencional e em mais de quatro vezes a chance de consumo. Além disso, o cigarro eletrônico também aumenta a chance de câncer de pulmão.

Outros fatores de risco para esse tipo de câncer incluem doenças pulmonares crônicas, como enfisema, tuberculose, histórico familiar de câncer de pulmão, e exposição a algumas substâncias químicas e físicas.

Sinais e Sintomas

Nas fases iniciais desse tipo de câncer, muitas vezes não há sinais nem sintomas; geralmente o paciente é assintomático. Porém, nas fases mais avançadas, os sintomas mais frequentes são tosse persistente, escarro com sangue, falta de ar, dor no peito, perda de apetite e até mesmo emagrecimento.

Rastreamento

Em relação ao rastreamento, ele é indicado para pessoas de 50 a 74 anos de idade, além de tabagistas e ex-tabagistas que pararam com o hábito de fumar há menos de 15 anos. O rastreamento se trata de uma tomografia com baixa dosagem de radiação, realizada anualmente.

Diagnóstico

Quanto ao diagnóstico, ele é realizado através da biópsia de um nódulo ou massa pulmonar. Quando há metástase, pode-se também biopsiar as metástases.

Tratamento

O tratamento desse tipo de câncer depende do estágio da doença. Quando a doença está no estágio inicial, o tratamento sempre envolve a cirurgia. No caso da doença localmente avançada, ou seja, quando ela ainda não se espalhou pelo corpo, mas no local já está bastante avançada, geralmente fazemos quimioterapia juntamente com a radioterapia, seguida de manutenção com imunoterapia ou com drogas-alvo.

Quando a doença já se espalhou pelo corpo, ou seja, quando há metástase, utilizamos a quimioterapia, a imunoterapia ou então drogas-alvo, que são comprimidos que agem diretamente em determinada mutação do tumor, quando essa mutação existe. Tanto as drogas-alvo quanto a imunoterapia aumentaram a sobrevida do paciente, com maior qualidade de vida.

Ao parar de fumar, em poucas semanas a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta. É importante ter bastante disciplina nesse período para conseguir parar de fumar. Por isso, a Oncoclínicas lançou o desafio “21 Dias Sem o Cigarro”. A ideia é mostrar como o nosso organismo reage positivamente sem o cigarro, dia a dia. Acesse nossas redes sociais e participe desse desafio.

Até a próxima!

19 de agosto de 2024 by Blog do Corp 0 Comments

A Psicologia no tratamento oncológico

Assista o vídeo na íntegra

Olá, sou Janaína Lopes (CRP-SP 06/101151), psicóloga da Corp | Oncoclínicas . Estou aqui para falar um pouco sobre a minha especialidade e como ela se relaciona com a oncologia.

A psicologia auxilia o paciente no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida durante todos os estágios da doença, tanto para o paciente quanto para sua rede de apoio. Na jornada oncológica, o paciente vivencia diversos eventos estressores, que contribuem para o desenvolvimento de um desequilíbrio psicológico e a presença de sintomas depressivos ou ansiosos.

Diversos estudos apontam que o estresse pode acarretar efeitos imunodepressores durante o tratamento, o que nada mais é do que a baixa da imunidade. Portanto, é essencial que o paciente consiga gerenciar esses eventos. A atuação do psicólogo se estende aos familiares, que também sofrem. É papel deste profissional oferecer suporte emocional aos familiares, para que possam contribuir positivamente no tratamento do paciente.

A psicologia contribui para que o paciente se ajuste à nova realidade e otimize sua qualidade de vida. Além disso, auxilia o paciente a compreender suas emoções, expectativas e a administrá-las. O suporte psicológico é um aliado essencial no tratamento.

Espero ter contribuído com este tema. Fiquem de olho nas nossas redes sociais e no blog do Corp, pois sempre postaremos assuntos relevantes à saúde. Até a próxima!

19 de agosto de 2024 by Blog do Corp 0 Comments

Conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

Assista o vídeo na íntegra.

Olá, sou a Dra. Natália Braga Foizer (CRM-SP138350), oncologista clínica do Corp | Oncoclínicas de Rio Preto.

Hoje vim falar de um assunto muito importante: conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

A estimativa dos dados do INCA é que sejam diagnosticados 704 mil novos casos. Isso significa que, a cada ano do triênio entre 2023 e 2025, aproximadamente 2 bilhões de casos serão diagnosticados em 3 anos.

Sinais e Sintomas

Fique atento aos principais sinais e sintomas e procure atendimento médico sempre que perceber uma rouquidão que não melhora em 15 dias, dor no ouvido, lesões na boca, manchas vermelhas ou nódulos no pescoço.

Fatores de risco

Os estudos revelam que os principais fatores de risco são o tabagismo e o etilismo. Os tratamentos melhoraram muito. Além da cirurgia, temos radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, dependendo do estágio da doença.

Prevenção

Mudanças de hábitos de vida, como praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, evitar bebida alcoólica, não fumar e praticar relação sexual com camisinha, são práticas que podem prevenir contra o câncer.

Fique atento. Cuide-se. Mantenha seus exames de rotina em dia e, ao notar quaisquer sinais e sintomas, procure seu médico.

Espero ter contribuído com esse conteúdo. Sigam-nos nas redes sociais e até a próxima.