Como manter a boa alimentação no isolamento social?
A alimentação tem grande influência na sua saúde e quando adequada e saudável garante uma boa nutrição e o bom funcionamento de todo o corpo. Além disso, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e para a recuperação da saúde.
Com isso, o momento atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação. O planejamento das compras se torna necessário para assegurar a oferta de alimentos, assim como, evitar o deslocamento em excesso ou desnecessário. Além disso, a compra responsável evita desperdícios e evita comprometer os estoques dos estabelecimentos, o que poderia causar escassez de alimentos para outros que também irão precisar.
Primeiro, verifique quais alimentos ainda estão disponíveis em sua casa e verifique a capacidade de armazenamento de refrigeradores, freezers e armários. Baseado nisso, planeje a alimentação para o período. Com os alimentos que tem em casa, quais preparações podem ser feitas? Também pense no número de pessoas que se alimentam, número de refeições que fazem em casa e o quanto consomem.
Nessa hora é importante considerar incluir alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, carnes e ovos, cereais e leguminosas, pensando sempre na durabilidade dos produtos. Por exemplo, ao comprar verduras e hortaliças opte por aquelas que consigam ficar um tempo maior na refrigeração como repolho, cenoura, beterraba, ou que seja possível o congelamento, como brócolis, couve flor e outros. Priorizar alimentos da estação também é uma dica para garantir melhores preços, maior frescor e disponibilidade.
Após realizar o planejamento das refeições, faça a lista de compras. Quais alimentos preciso comprar para as refeições que ainda irei fazer nos próximos dias? Com a lista de compras em mãos, se organize para ir às compras.
Nos estabelecimentos comerciais, tome todos os cuidados para preservar sua saúde e dos outros: mantenha o distanciamento das pessoas, use máscaras e evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
Após chegar em casa com as compras, lembre-se de lavar bem as mãos e de trocar de roupas. Se possível, tome um banho.
Lave com água e sabão os produtos que permitirem e passe álcool 70 nas embalagens antes de guardar.
Lembre-se que antes de consumir frutas e verduras, elas devem ser bem higienizadas com hipoclorito.
Mas, se possível, aproveite que os serviços de entrega estão em alta e compre frutas, verduras e legumes sem sair de casa.
Para quem é do grupo de risco, o recomendado é que alguém próximo ou membro da família faça esse trabalho de ir às compras, mantendo todos os cuidados de higiene ao retornar ou entregar as compras. Se não for possível contar com essa ajuda extra, quem está no grupo de risco deve preferir os horários com menor aglomeração de pessoas.
Acesse o blog do Corp e fique por dentro de outros temas.
Nutricionista Natália Yano Kodama – CRN3 26429