Dia da Saúde e Nutrição. Confira as dicas para facilitar sua rotina alimentar
O dia da Saúde e da Nutrição é comemorado neste 31 de Março, e essa é mais uma oportunidade para falarmos sobre alimentação e nutrição.
Sou Natália Kodama (CRN3 26429), sou nutricionista do Centro de Oncologia Rio Preto e gostaria de te fazer uma pergunta: o quanto você tem se dedicado à sua alimentação?
Com a correria do dia a dia ou mesmo as pessoas em tratamento que não possuem alguém no dia a dia para auxiliá-los, nem sempre conseguimos nos dedicar o tempo que gostaríamos para preparar uma refeição fresca, essa é uma das queixas que eu sempre recebo nos meus atendimentos e por isso resolvi vir aqui dar algumas dicas para facilitar a sua rotina alimentar.
Começamos com uma programação. Tire um tempo para se programar, fazer a lista de compras depois de programar um cardápio, adquirir esses alimentos e já deixar algumas coisas adiantadas para sua semana. Como por exemplo, deixar a salada lavada, frutas lavadas bem higienizadas e até mesmo picadas para alguns dias, porque se temos uma salada já pronta, comemos. Mas, se tivermos que lavar na hora deixamos para outra hora e acabamos não comendo, não é? Por isso, se programe, deixem as coisas de fácil acesso para vocês.
Há, também, quem consiga se programar e deixar marmitinhas prontas para semana. E, como fazer isso?
Escolha uma proteína animal e/ou vegetal (carne, frango, peixe, feijão, lentilha, grão-de-bico), escolha um carboidrato (arroz, batata, mandioca, inhame) e escolha um ou dois vegetais (cenoura, vagem, brócolis, ervilha). Cozinhe os alimentos, porcione nas marmitinhas e congele. Ou espalhe esses alimentos depois de cozido em uma assadeira e leve para o congelador. Depois de congelado, retire e armazene em uma vasilha bem fechada ou naqueles saquinhos que possa ir para o congelador porque assim, esses alimentos vão ficar bem soltinhos e na hora que você for usar, você porciona a quantidade que quiser ou o alimento que desejar.
Outra boa dica é: sempre tenha ovos e seleta de legumes congelados, sabe aquelas de mercado mesmo, pois isso facilita muito uma refeição rápida como uma omelete de legumes. Nem todo alimento congelado é ruim, os pratos prontos congelados independentes da sua lista de ingredientes acabam não sendo boas escolhas, mas alguns alimentos como os vegetais congelados podem ser uma boa opção. Claro que os alimentos frescos são os melhores, mas na correria do dia a dia é melhor ter um congelado do que deixar de comer o alimento saudável ou mesmo adquirir um alimento processado ou ultraprocessado. E, se você tiver em tratamento com sintomas que prejudiquem a sua alimentação, o ato de cozinhar pode piorar a adesão dos alimentos e por isso, ter uma refeição pronta e só esquentá-la pode te ajudar.
Espero ter dado alguma dica que facilite o seu dia a dia e até uma próxima.
Natália Yano Kodama (CRN3 26429), nutricionista do Corp