27 de janeiro de 2023 by Blog do Corp 0 Comments

Janeiro Branco, mês de conscientização da Saúde Mental

Olá, meu nome é Vanessa Cristina Lourenção (CRP06/84913), sou psicóloga do Centro de Oncologia Rio Preto e hoje vamos conversar um pouco sobre o Janeiro Branco.

Você já ouviu falar no movimento Janeiro Branco?

É um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na sociedade e, neste ano, o movimento completa sua décima edição, visando a criação de políticas públicas para a área.

E por que Janeiro?

Por ser o primeiro mês do ano que, de modo geral, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, do passado que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no novo ano.

É como se Janeiro fosse uma espécie de portal entre os ciclos que se fecham e os ciclos que se abrem em nossas vidas.

Já a cor branca foi escolhida por representar, simbolicamente, “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e desejamos concretizar.

No de 2023 o tema da campanha é o equilíbrio. O equilíbrio diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos. A vida pede equilíbrio!

De acordo com a OMS, antes da pandemia, nós brasileiros já éramos a população mais ansiosa do mundo e a segunda com maiores taxas de depressão das américas.

Precisamos aprender que existem estratégias para cuidarmos melhor da nossa saúde mental, tanto em termos individuais como em termos coletivos.

Saúde mental não significa apenas a ausência de transtornos mentais, significa também autoconhecimento, autonomia, sentimentos de pertencimento, paz de espírito, propósitos e sentidos saudáveis de vida, equilíbrio perante as diferentes circunstâncias da vida, além de responsabilidade social, compromisso com a justiça social, respeito à diversidade humana, aos direitos dos outros e outras conquistas da humanidade.

Boa parte dos transtornos mentais podem ter seu sofrimento reduzido, se algumas atitudes comportamentais simples forem adotadas na rotina das pessoas:

•autoconhecimento, autoestima, autonomia mental, auto perdão,

•cativar círculos de amizades, ter com quem contar nos momentos difíceis da vida,

•prática de hobbies terapêuticos,

•trabalhar a espiritualidade/ religiosidade,

•aprender coisas novas

•praticar exercícios físicos,

•procurar ajuda de profissionais da saúde mental,

•ter bons momentos juntos à natureza,

•estabelecer planejamento financeiro,

•praticar trabalhos voluntários,

•refletir criticamente sobre a vida em sociedade.

Por isso, gostaria de deixar essa reflexão para você:

O mês de janeiro está terminando, mas temos ainda 11 meses para escrever uma nova história. Qual será a sua?

Cuide de sua saúde mental, cuide de você!

Acompanhe o Blog do Corp. Nele, sempre postamos assuntos relevantes com dicas para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

3 de janeiro de 2023 by Blog do Corp 0 Comments

Informações importantes sobre o Novembro Azul

Olá, eu sou Dra. Amanda Laguna Cury (CRM 145433), oncologista na clínica Corp. Vou falar um pouquinho para vocês hoje sobre o Novembro Azul.

Novembro Azul é o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata. O câncer de próstata ele é o segundo mais frequente nos homens seguindo apenas atrás do câncer de pele não melanoma.

Em geral, ele atinge 75% da população masculina acima de 65 anos de idade, ele atinge um homem a cada seis e provavelmente se formos olhar a população acima de 80 anos de 50 a 70% da população terá câncer de próstata.

Quando diagnosticado em fases iniciais a chance de cura chega até 95%, porém para diagnosticar em fases iniciais são necessários exames de rastreamento, que seus exames preventivos.

Os exames preventivos consistem no PSA que é um exame de sangue e no toque retal que é o exame físico realizado pelo urologista. O toque retal é um exame muito importante porque existem casos em que o PSA é normal, ou seja, o PSA é baixo e o tumor é detectado através do toque.

Esses exames de rastreamento são realizados a partir de 50 anos de idade anualmente. No caso do paciente da raça negra ou de ter um histórico familiar muito positivo como possuir: irmão, pai ou avô com histórico de câncer de próstata ou em alguns casos raros de síndrome genéticas o rastreamento deve começar a partir dos 45 anos de idade.

Os fatores de risco para esse tipo de câncer são: idade acima de 50 anos, o histórico familiar positivo, ou seja, um parente de primeiro grau seja pai ou irmão com histórico de câncer de próstata antes dos 60 anos de idade, raça negra, ou seja, pacientes da raça negra tem maior tendência ter esse tipo de câncer geralmente é um tipo de câncer mais agressivo na raça negra, a obesidade, o sedentarismo e a dieta rica em gordura, isso tudo são fatores de risco para o câncer de próstata.

Os sintomas na fase inicial na maioria das vezes estão ausentes, ou seja, o paciente não sente nada. Quando presentes, os sintomas se confundem com crescimento benigno da próstata, que são sintomas de aumento da frequência urinária seja de dia ou de noite e dificuldade para urinar e quando a doença estava avançada pode ocorrer dor óssea, pois o principal sítio de metástase desse câncer são os ossos.

O tratamento desse tipo de câncer vai depender do estágio da doença e da classificação de risco.

No caso da doença localizada, quando o risco for muito baixo, podemos fazer o que a gente chama de vigilância ativa e o que seria isso? A cada seis meses o paciente passa em consultas com seu oncologista, com PSA, com alguns exames de imagem, toque retal e também a biópsia, são casos de pacientes que têm risco muito baixo de evolução desse câncer de próstata.

O caso de risco baixo muitas vezes é indicado ou só cirurgia ou só a radioterapia, no caso do risco intermediário pode ser realizado a cirurgia ou a radioterapia junto com bloqueio hormonal por seis meses e nos pacientes que a gente classifica como alto risco de complicações esse tipo de câncer muitas vezes fazemos a radioterapia com bloqueio hormonal de dois a três anos e também pode se considerar a cirurgia.

No caso da doença metastática, ou seja, quando o tumor saiu da próstata e foi para outro órgão o tratamento consiste basicamente do bloqueio hormonal em alguns casos baseado no volume de doença, nos sintomas do paciente também é realizado a quimioterapia.

Conheça mais sobre o Novembro Azul e mantenha-se informado através dos canais do Corp.

Até a próxima!