24 de agosto de 2023 by Blog do Corp 0 Comments

Dia 31 de agosto é o Dia do Nutricionista

Sou Natalia Kodama (CRN3 26429), nutricionista do Centro de Oncologia Rio Preto e hoje vim falar um pouco sobre a minha profissão e como nós, nutricionistas, podemos contribuir com a sua saúde.

A maioria das pessoas pensa que nutricionista é só para emagrecer, mas através de uma orientação adequada, individualizada, você terá uma grande diferença em sua saúde. Ou então, as pessoas acham que o nutricionista irá proibir de comer todas as comidas que gosta. Mas na verdade, vamos sempre avaliar sua alimentação, ver seus objetivos e adequar a alimentação para cada necessidade.

Com a orientação adequada, podemos prevenir doenças assim como controlar os sintomas desencadeados por diversas doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, aumentos de colesterol e triglicérides, doenças gástricas como refluxo / gastrite / ulceras, doenças intestinais como síndrome do intestino irritável e até doenças que as pessoas não pensariam que poderia ser influenciadas pela nutrição como doenças da tireoide, doenças articulares e doenças autoimune.

Quando falamos em oncologia, sabemos que o nutricionista pode contribuir para a prevenção do câncer, mas para um paciente em tratamento oncológico o nutricionista pode fazer orientações para amenizar os sintomas causados pelo tratamento como diarreia, constipação intestinal, náuseas e vômitos, baixo apetite, perda de peso, alteração de paladar. Como também o nutricionista pode contribuir com diminuição do risco de anemia ou queda de imunidade que dependendo do tratamento é comum de acontecer. Podemos tanto trabalhar com alimentos como suplementos. Através de sinais e sintomas e alguns exames de sangue podemos diagnosticar deficiências nutricionais, adequar a alimentação e, se preciso, suplementar vitaminas e minerais

Lembrando que a suplementação de vitaminas e minerais deve ser sempre individualizada e utilizada para cada situação. Alguns sintomas de deficiência de vitaminas podem ser os mesmos que o excesso da mesma vitamina. Ou a suplementação em excesso de algum nutriente pode contribuir para a deficiência de outro. Por isso que um profissional capacitado que deve fazer a prescrição, pensando em cada caso.

Depois desse pequeno resumo, posso dizer pra vocês o quanto sou grata pela minha profissão, pois com ela consigo fazer uma grande diferença na vida de várias pessoas.

Gostaria de terminar parabenizando todos os meus colegas de profissão!

Feliz Dia do Nutricionista!

Já conhece o Blog do Corp? Nele, sempre postamos assuntos relevantes com dicas para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

24 de agosto de 2023 by Blog do Corp 0 Comments

27 de Agosto comemoramos o Dia do Psicólogo

Meu nome é Vanessa C. Lourenção (CRP 06/84913), sou psicóloga do Centro de Oncologia Rio Preto e hoje vou falar um pouquinho da minha profissão que eu tanto gosto.

O papel do psicólogo é utilizar essa ciência para ajudar a pessoa na busca pela autodescoberta compreender as suas dificuldades emocionais, a forma como que a pessoa se relaciona com o seu mundo interior e seu mundo exterior, ou seja, como essa pessoa se vê e como ela interpreta situações ao seu redor. A psicologia vai contribuir na busca do equilíbrio entre os pensamentos e as ações que o ser humano manifesta nas várias situações do seu dia a dia.

Muitas pessoas não sabem, mas a psicologia é uma ciência com diversas áreas de atuação, sendo aplicada em várias áreas, por exemplo: a psicologia escolar, do trânsito, psicologia jurídica, do esporte, psicologia clínica hospitalar ou da saúde, entre outras. Na psicologia da saúde é uma área em que a psicologia atua buscando aplicar os seus princípios e técnicas para avaliar, diagnosticar, tratar, prevenir problemas físicos mentais ou qualquer outro problema relevante para o processo da saúde da doença

psico-oncologia ela é conhecida como uma área de interseção entre a psicologia e a oncologia, que vai buscar então compreender e estudar as variáveis do comportamento relacionadas ao processo do adoecimento e cura aplicando assim, as intervenções ao longo de todo este processo do tratamento.

O papel do psicólogo então na oncologia é de oferecer um suporte emocional para que assim o paciente possa expressar os seus sentimentos, compreender as dificuldades do momento vivido, perceber as situações que mobilizam emocionalmente e dar suporte para que esse paciente possa lidar com todas essas alterações e limitações muitas vezes imposta pela doença e pelo tratamento da melhor forma possível. E também para ajudar esse paciente a ter uma boa qualidade de vida durante esse processo todo.

O acompanhamento psicológico ele é indicado quando notamos certas dificuldades do paciente na questão da adaptação, da adesão ao tratamento proposto e quando ocorrem sintomas depressivos ou de ansiedade.

Outro ponto importante a ser ressaltado é a família do paciente oncológico, por se tratar de uma doença complexa o familiar normalmente está bastante envolvida nesse processo do tratamento tanto do ponto de vista operacional quanto do ponto de vista emocional e cabe então a equipe da saúde ter um olhar cuidadoso para com essa família ao longo do período de tratamento do paciente para assim, poder buscar essas ferramentas para ajudá-lo.

Um questionamento também que é muito comum, isso hoje a respeito da prática do psicólogo em oncologia é: ter tristeza e angústia é normal durante o tratamento? Posso afirmar que sim, é normal, mas dependendo da intensidade e da duração desses sentimentos é importante que busque então essa ajuda especializada. Se essas tristezas e as angústias ficarem muito intensas ao ponto de começar a interferir no funcionamento do paciente é atrapalhando na adesão desse tratamento, então busque ajuda especializada o quanto antes.

A experiência do câncer ele geralmente a desafiadora independente do prognóstico, da extensão e dos resultados o tratamento. Todas essas transformações na rotina do paciente decorrente de tratamento podem contribuir para o desequilíbrio psicológico dele e assim, desencadear diversas reações emocionais e por essas razões o acompanhamento psicológico torna-se fundamental para ajudar esse paciente, a sua família que está envolvida, a desenvolver boas estratégias de enfrentamento desse tratamento todo.

Então, como estamos no mês de comemoração ao dia do psicólogo, procurei aqui expressar um pouquinho dessa profissão tão especial e importante que prático com muito diariamente.

Aproveito a oportunidade também para parabenizar os meus colegas de profissão!

Para finalizar, vale lembrar até ficarem bastante atentos às nossas redes sociais e ao blog do Corp.

Obrigada e até a próxima!