29 de fevereiro de 2024 by Blog do Corp 0 Comments

Março Lilás – Mês de Conscientização sobre o câncer de colo de útero

Olá. Sou o Dr. José Altino | CRM-SP 73227, médico oncologista do Corp – Centro de Oncologia de Rio Preto.

Hoje vamos conversar sobre o câncer de colo uterino, que ocorre principalmente entre 40 a 60 anos. No ano de 2022 foram diagnosticados 17.000 casos novos, e corresponde ao terceiro tumor mais frequente no sexo feminino.

Quais são os fatores de risco?

Podemos citar alguns, como:

• Tabagismo
  • Múltiplos parceiros
  • Infecção recorrente por Clamídia
  • HIV
  • Infecção pelo papiloma vírus

Existem vários sorotipos do papiloma vírus – conhecido também como HPV. Os mais patogênicos é o 16 e o 16, que correspondem a 70% dos casos de câncer de colo uterino.

Quais são os sintomas?

Alguns sintomas do câncer de colo de útero são:

• Sangramento fora do período menstrual
  • Alteração do fluxo menstrua, ou, seja, prolongamento do fluxo
  • Corrimento vaginal sanguinolento
  • Dor pélvica após a relação sexual

Quais são as medidas preventivas?

• Uso de preservativo
  • Vacinação para o HPV

A vacinação para o HPV já está disponível pelo SUS no sexo feminino dos 9 aos 14 anos e no sexo masculino de 11 a 14 anos. Este período pode ser estendido até os 45 anos para as pessoas que apresentam baixa imunidade.

A outra medida preventiva importantíssima é o Papa Nicolau, que deve ser feito anualmente a partir da atividade sexual. Ou então na faixa etária de 25 a 65 anos com a frequência anual, podendo ser estendido a cada 3 anos em algumas situações.

A maior estratégia para a cura do câncer do colo uterino é o diagnóstico precoce, ou seja, o Papa Nicolau. Felizmente a medicina tem apresentado vários avanços, inclusive para o câncer do colo uterino localmente avançado ou metastático.
Entre esses avanços estão a imunoterapia e mais recentemente um estudo mostrando grandes benefícios, chamado Vedotin. São todas estratégias que tem apresentado avanços na medicina.

Para mais informações, sigam sempre as nossas redes sociais e o nosso blog. Sempre postamos novidades por lá.

Assista o vídeo na íntegra.

14 de fevereiro de 2024 by Blog do Corp 0 Comments

Fevereiro Laranja – Mês de conscientização sobre a leucemia

Olá, meu nome é Luana, sou médica hematologista aqui no Corp | Oncoclínicas e eu vim falar com
vocês hoje sobre o Fevereiro Laranja, um mês que foi destinado para a conscientização sobre as leucemias.

Normalmente, a gente fala em leucemias agudas e leucemias crônicas. Claro que a gente tem subdivisões mais
complexas mas, para falar de uma forma mais simples, vamos classificar em leucemias agudas e crônicas.

São doenças de alta complexidade em que o tratamento diferencia referente a cada tipo de leucemia que o paciente possui, dependendo da sua faixa etária e comorbidades prévias.

É importante sempre fazer exames de rotina periódico, um checkup de acordo com a sua idade, sexo, comorbidades pré-existentes com a periodicidade correta. Então é interessante manter seus exames periódicos, checkups de vez em quando para ficar sempre de olho porque a gente não tem comprovado cientificamente um fator de risco que cause uma leucemia como a gente também não tem comprovadamente um fator que vai proteger contra leucemia. Então, o melhor que a gente pode fazer, é ter um estilo de vida o mais saudável possível e ter consultas médicas periódicas para fazer aquele famoso checkup emver como está a sua saúde.

Os sintomas são os mais variados possíveis. Fique atento com fadiga, mal-estar, febre sem motivo, manchas roxas, petéquias que são os pontinhos roxinhos na pele e sangramentos. Se você tiver algum desses sintomas procure um médico de sua confiança e caso o hemograma completo venha com alterações sugestivas de leucemia é interessante você procurar um hematologista o quanto antes para ter o diagnóstico correto e o tratamento adequado e o mais precoce possível pois isso sempre aumenta as chances de sucesso nesse tratamento.

Luana Antunes Garcia | CRM-SP 155008

14 de fevereiro de 2024 by Blog do Corp 0 Comments

Você sabe o significado do Fevereiro Verde? 💚

Olá, sou a Dra. Natália Braga Foizer, oncologista clínica do Corp | Oncoclínicas de São José do Rio Preto.
Hoje, nós vamos falar sobre o Fevereiro Verde que é o mês de conscientização dos tumores da vesícula biliar.

É um tumor que representa 3% da incidência dos tumores do aparelho do trato digestivo.

É raro, menos de 10% da população mundial é acometida e atinge, principalmente, mulheres acima de 65 anos.

Menos de 20% das pessoas são diagnosticadas numa fase inicial, no qual a cirurgia cura a maioria dos pacientes.

Os principais sinais e sintomas que devemos ficar atentos são: dor abdominal, náuseas, vômitos, pele amarelada e dor na barriga. Dessa forma, procure sempre auxílio médico para que possa fazer uma avaliação clínica inicial e exames de imagem.

Os principais fatores de risco são inflamações na vesícula, pedra na vesícula, obesidade, etilismo, cirrose e
hepatite.

A melhor forma de prevenção dessa doença é manter os hábitos de vida saudáveis associados a uma atividade física regular.

Mantenha os seus exames com o seu médico de forma regular para identificar este câncer que age silenciosamente e que pode ser fatal, se não for tratado de forma correta.

Cuide-se! Previna-se!

Natália Braga Foizer | CRM-SP 138350