27 de maio de 2024 by Blog do Corp 0 Comments

Conscientização sobre o Câncer de ovário

Assista o vídeo na íntegra.

Olá, pessoal! Tudo bem? Sou a Dra. Valeska do Carmo (CRM 110459), oncologista clínica do Corp | Oncoclínicas. O vídeo de hoje é sobre câncer de ovário.

Diagnóstico

O câncer de ovário não é um dos tumores mais incidentes; ele é o oitavo mais incidente. Porém, ele representa um desafio muito grande para todos nós, médicos e pacientes. É muito difícil fazer o diagnóstico inicial, e aí está a grande questão: nós não temos exames de rastreamento para fazer o diagnóstico precoce, como temos para o câncer de mama. O melhor exame para detecção do tumor de ovário é o ultrassom transvaginal, mas ele tem várias limitações técnicas.

Sinais e Sintomas

Os sintomas que as mulheres apresentam com o diagnóstico de câncer de ovário normalmente aparecem quando a doença já está mais avançada: distensão abdominal, aumento de gases, dor abdominal, principalmente na região da pelve. Além de serem sintomas inespecíficos, nada que consigamos realmente ligar ao câncer de ovário. Normalmente, são sintomas de uma doença mais avançada.

Câncer de ovário tem cura?

Como sempre mencionamos aqui nos vídeos, o câncer pode, sim, ter cura, mas a cura da doença está diretamente ligada ao diagnóstico precoce. Quanto mais precoce, maior a possibilidade de cura. E aí está o nosso desafio, como falei no início do vídeo.

Histórico familiar

Mulheres que têm histórico familiar de câncer de mama ou câncer de ovário devem procurar um geneticista para tentar fazer o diagnóstico de alguma mutação genética que indique a prevenção com a retirada dos ovários, o que seria a melhor opção para essas pacientes. Para as demais pacientes, é importante manter seus exames de rotina em dia e um acompanhamento próximo com seu oncologista.

O câncer de ovário é mais incidente em mulheres acima de 60 anos, mas mulheres mais jovens também podem ser acometidas por esse tumor. Então, o recado é manter seus exames em dia e realizar exames preventivos. Apesar de não termos exames de rastreamento para detecção precoce do câncer de ovário, o exame ginecológico e os exames solicitados pelo ginecologista podem ajudar na detecção precoce desse tumor.

O recado era esse, espero que tenha ajudado de alguma forma. Caso tenham alguma dúvida ou queiram compartilhar algo com a gente, podem nos procurar nas redes sociais que tentaremos esclarecer.