23 de janeiro de 2019 by Blog do Corp 0 Comments

Alimentos que auxiliam na proteção da pele

No verão é preciso redobrar os cuidados de proteção da pele contra a radiação ultravioleta B (UVB), principal fator de risco para o desenvolvimento da maioria dos tipos de câncer de pele.

Além de evitar a exposição ao sol das 10h às 16h, o uso de filtros solares e acessórios (como óculos e roupas especiais), e o consumo de alguns alimentos também podem contribuir para a prevenção desses cânceres.

Alimentos como laranja, limão, morango, kiwi e mamão são fontes de vitamina C bem potentes, além disso são antioxidantes, o que previne o envelhecimento. A exposição ao sol pode contribuir com a formação de radicais livres que geram danos às células da pele, porém os antioxidantes ajudam a reparar esses danos. Já a vitamina C auxilia a formação de colágeno.

Alimentos como romã e outras frutas vermelhas, são fonte de ácido elágico, um polifenol responsável pela coloração vermelha da fruta e que age contra os possíveis danos causados pelo sol.

O tomate e a melancia são ricos em licopeno, um outro antioxidante que traz a cor avermelhada ao alimento e protege a pele. Além disso, a melancia é refrescante e ajuda na hidratação nesse período quente.

Reforçando: a hidratação é essencial para a saúde da nossa pele, mas como toda ajuda é bem-vinda, que tal aliar o consumo desses alimentos para redobrar a atenção nesse período do ano?

Nutricionista Natália Yano Kodama – CRN3 26429

Gostou dessas dicas? Veja mais dicas no blog do Corp!

23 de janeiro de 2019 by Blog do Corp 0 Comments

Dicas para aumentar a ingestão de líquidos

Ter uma boa alimentação e cuidar bem da hidratação durante o tratamento do câncer é muito importante. Uma alimentação leve e bem balanceada pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, manutenção de peso, bem-estar.

A maior parte do nosso organismo é feita de água, por isso a importância de se preocupar com a hidratação durante o tratamento de quimioterapia.

Durante o tratamento é comum que o paciente apresente dificuldade para ingerir líquidos; em alguns casos por alteração de paladar ou por náuseas e vômitos.

A diarreia é outro sintoma que pode contribuir com a desidratação do organismo. Por isso, é sempre importante observar o quanto de líquidos esse paciente está ingerindo.

Em média, cada pessoa deve ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.  Essa quantidade pode variar de acordo com o peso e com o ambiente em que o paciente está, mas deve ser maior em locais quentes.

Além da água, outros líquidos também podem ser ingeridos para hidratar o corpo como: água de coco, sucos naturais, chás e sopas. Alguns alimentos como melancia, melão, toranja, pepino, alface também possuem grandes quantidades de água.

Uma boa dica para melhorar a ingestão de água pelo paciente é sempre deixar garrafas de água por perto; assim, sempre que ele as vir, vai lembrar de tomar. Outra dica é saborizar a água com frutas e ervas. Você pode colocar fatias de gengibre e fatias de laranja na água. Isso pode contribuir para diminuir náuseas. Já fatias de maçã e pauzinhos de canela podem contribuir para melhorar o paladar.

Veja uma receita fácil de fazer para variar um pouco a hidratação do paciente

– 10 folhas de hortelã;

– 1 limão siciliano em fatias;

– 1 litro de água.

Coloque todos os ingredientes em uma jarra de água, misture e reserve por uma a três horas antes de consumir.

Essas são pequenas dicas, mas que farão uma grande diferença na qualidade de vida do paciente!

Nutricionista Natália Yano Kodama – CRN3 26429

E você? Tem alguma sugestão para nos passar? Compartilhe com a gente suas boas experiências! Assim os familiares também poderão se beneficiar delas!

16 de janeiro de 2019 by Blog do Corp 0 Comments

Pacientes oncológicos podem tomar vacinas?

Esta é uma dúvida comum no consultório, mas antes de responder a esta pergunta, vamos falar mais sobre as vacinas.

As vacinas são produzidas a partir de partículas virais, toxinas, ou vírus mortos ou enfraquecidos. Ao entrarem no corpo, o organismo aciona o sistema de defesa criando anticorpos contra esses micro-organismos.

Existe a imunidade desenvolvida a partir de vacinação ou mesmo a partir da infecção. Assim, nosso organismo terá que ter um sistema imunológico componente (capaz de produzir as defesas necessárias), mas em algumas situações específicas como quimioterapia, uso de imunossupressores após transplante o sistema imunológico estará incompetente (não capaz de produz as defesas necessárias).

Portanto o médico deverá avaliar algumas situações importante; o momento  ideal para vacinação para pacientes com baixa imunidade, o risco de surto da doença num determinado período do ano (inverno e risco de pneumonia), a localidade em que o paciente reside (se apresenta o surto de uma determinada doença como surto de meningite) ou ainda se o paciente está dentro do grupo de risco para uma determinada doença (neste último um bom exemplo são os  profissionais de saúde que apresentam risco maior para hepatites).

Os tratamentos cirúrgicos e a hormonioterapia não apresentam interferência do estado imunológico, mas os outros tratamentos como quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e transplante causam interferência no sistema imunológico.

Resumindo: algumas vacinas poderão ser realizadas quando necessário e cabe ao médico avaliar o estado de saúde do paciente e a necessidade da vacina.

Mas quais vacinas podem ou não serem aplicadas?

Podem ser aplicadas vacinas produzidas a partir de micro-organismos mortos, toxina do micro-organismos, ou proteína viral como:

• Hepatite B
  • Hepatite C
  • DTP (coqueluche, difteria, tétano)
  • HPV
  • Influenza
  • Pneumocócica

Mas atenção: nesse caso eficácia poderá ser reduzida

Não podem ser aplicadas vacinas em pacientes quimioterápicos com vírus vivos atenuados como:

• Herpes zoster
  • Tríplice viral (Sarampo, caxumba, rubéola)
  • Febre amarela

É muito importante que, antes de tomar qualquer vacina, que o paciente oncológico discuta com seu médico a necessidade da imunização.

Ele poderá avaliar a relação custo x benefício para o organismo e preparar um calendário de vacinação personalizado que não irá prejudicar o paciente.

Dr. José Altino  CRM 73.227-SP Oncologista Clínico Mestre pela  Famerp