Se você teve o diagnóstico de câncer e/ou está em tratamento, é muito importante ter cuidado muito especial consigo mesmo. Você pode se ajudar de várias formas: aumentar a quantidade de água ingerida no dia é uma delas.

Quem está em quimioterapia venosa ou oral e hormonioterapia deve ingerir dois litros de água por dia, além dos líquidos durante as refeições, chegando a pelo menos 2,5 litros num dia. Separe uma jarra ou garrafa e quantifique o que você ingere e se policie a chegar aos dois litros. Você vai se sentir melhor, seus rins vão trabalhar melhor, até a sua pele que fica mais ressecada durante o tratamento vai lhe agradecer!

Outra forma de se ajudar é fazendo exercícios. Claro que não é hora de treinar para uma maratona, mas é também o momento de começar uma atividade SIM. Comece com caminhadas, passeios de bicicleta de forma leve, mas frequente. Faça alongamentos antes e use filtro solar, aproveite o verão para fazer exercícios ao ar livre. Está comprovado por estudos que pacientes com câncer que fazem exercícios têm 40 a 50% menos fadiga e cansaço durante o tratamento. Exercícios melhoram a força muscular, a flexibilidade, a função cardiovascular e a saúde dos ossos. Melhoram também o humor e a autoestima, além de ajudar no controle do peso, que pode aumentar muito durante o tratamento e aumenta o risco de recidiva, principalmente nos pacientes com câncer de mama, cólon e próstata.

por Corp 22/02/2016