No verão é preciso redobrar os cuidados de proteção da pele contra a radiação ultravioleta B (UVB), principal fator de risco para o desenvolvimento da maioria dos tipos de câncer de pele.

Além de evitar a exposição ao sol das 10h às 16h, o uso de filtros solares e acessórios (como óculos e roupas especiais), e o consumo de alguns alimentos também podem contribuir para a prevenção desses cânceres.

Alimentos como laranja, limão, morango, kiwi e mamão são fontes de vitamina C bem potentes, além disso são antioxidantes, o que previne o envelhecimento. A exposição ao sol pode contribuir com a formação de radicais livres que geram danos às células da pele, porém os antioxidantes ajudam a reparar esses danos. Já a vitamina C auxilia a formação de colágeno.

Alimentos como romã e outras frutas vermelhas, são fonte de ácido elágico, um polifenol responsável pela coloração vermelha da fruta e que age contra os possíveis danos causados pelo sol.

O tomate e a melancia são ricos em licopeno, um outro antioxidante que traz a cor avermelhada ao alimento e protege a pele. Além disso, a melancia é refrescante e ajuda na hidratação nesse período quente.

Reforçando: a hidratação é essencial para a saúde da nossa pele, mas como toda ajuda é bem-vinda, que tal aliar o consumo desses alimentos para redobrar a atenção nesse período do ano?

Nutricionista Natália Yano Kodama – CRN3 26429

 

Gostou dessas dicas? Veja mais dicas no blog do Corp!