A alimentação adequada durante o tratamento do câncer é importante para manter-se forte durante toda essa fase. A oferta de nutrientes, vindo de frutas, verduras, legumes, proteínas de qualidade e carboidratos adequados, contribuirá para aliviar sintomas, manter qualidade de vida, recuperar o organismo e manter sistema imunológico.
Durante o tratamento é comum sintomas que prejudicam a alimentação, esses sintomas variam de pessoa para pessoa, por isso é importante um plano alimentar flexível e individual.
Para que não tenha problemas com a sua alimentação, algumas dicas são válidas:
- faça melhores escolhas, procure refeições leves e frescas, ricas em nutrientes. Evite alimentos ricos em gordura.
- tenha algumas refeições congeladas, há dias em que não terá disposição para preparar sua refeição, ter opções no congelador pode garantir a qualidade de sua refeição.
- tenha telefone de lugares que entregam refeições frescas. Procure restaurantes que apresentam boa qualidade de alimentos.
- caso seja viável, tenha alguém para te auxiliar nas preparações dos alimentos nos dias em que estiver indisposto.
- tenha sempre em casa alimentos de fácil e rápida preparação, com vegetais lavados ou congelados, ovos.
- tenha um pequeno estoque de alimentos não perecíveis em casa. Assim, nos dias em que não estiver disposto para sair, terá opções em casa. Mas evite carregar muito peso, peça ajuda para carregar as compras.
- não tenha receio de pedir ajuda (para cozinhar ou para ir às compras), para facilitar as pessoas que irão te ajudar, você pode fazer uma lista de alimentos que tolera melhor, uma lista de compras. Tem sempre alguém querendo ajudar.
- procure um profissional nutricionista para orientar uma dieta mais adequada.