Com grande abrangência de público, a internet hoje se tornou aliada dos pacientes que passam por tratamento de câncer. Publicações em sites e redes sociais com compartilhamento de experiências ajudam pacientes com câncer a enfrentarem a doença, pois a percepção de que outras pessoas também passam pelas mesmas dificuldades facilita a aceitação. Desmistificando o tratamento do câncer, os pacientes hoje são assíduos no uso da internet para transmitir sentimentos e expectativas, ajudando quem passa pelo tratamento da doença.
Até pouco tempo, as pessoas enxergavam o tratamento como uma situação sofrida. Hoje, esse quadro já se encontra em outro patamar, muito graças a disseminação do conhecimento sobre o dia a dia do paciente, do tratamento e até mesmo do que esperar durante o tratamento.
É fácil encontrar blogs com dicas de moda e maquiagem, compartilhados pelos próprios pacientes. Grupos de apoio em redes sociais são grandes responsáveis por essa nova postura, mais positivista, em relação à doença e ao tratamento.
O uso da internet também abrange família e amigos do paciente, que se encontram em um momento de fragilidade, onde encontram apoio para entender melhor o momento vivido, além de utilizar o canal para divulgar campanhas para doação de sangue, orações ou mesmo para apoio. Esse conjunto produz mobilizações positivas que são extremamente importantes para os pacientes em tratamento.
Alguns cuidados devem ser tomados
Por outro lado, deve-se entender os riscos de consultar a Internet sobre diagnóstico e tratamento, pois nem sempre derivam de fontes idôneas e podem assustar o paciente e familiares sem motivo real. Com isso, encontram informações negativas, de fontes duvidosas, que apenas desinformam o paciente. A recomendação é tirar as dúvidas sempre com um especialista, evitando-se mitos e inverdades sobre a doença.
Reflita sobre participar ou permanecer em grupos onde pessoas argumentam sempre estar piores do que você. Lembre-se: os grupos de redes sociais devem fazer com que você se sinta melhor. Esse é o objetivo.