Qual a diferença da ventilação mecânica e do pulmão artificial? E por que eles são tão importantes para nós?
Eu sou Kelvin Anequini Santos, sou fisioterapeuta do Corp, Centro de Oncologia Rio Preto.
Atualmente, o covid-19 leva a consequências de insuficiência respiratória, infecções, pneumonias e até mesmo doenças crônicas.
Entendemos que a função do pulmão normal é a troca de gases, tirando o CO2 e colocando oxigênio na circulação sanguínea.
O paciente que tem a piora do quadro da insuficiência respiratória pode precisar de entubação. O que ajuda na ventilação mecânica é jogar o ar para pulmão, fazendo com que ele ganhe essa capacidade de fazer essa troca gasosa e diminuir o gasto energético do pulmão.
Se o paciente tiver uma piora do quadro, é colocado a ecmo, que é conhecida como o pulmão artificial. A ecmo vai fazer todo o trabalho do pulmão, fazendo com que, no paciente através de cateteres, saia o sangue, passando pela ecmo, que é essa máquina e, na ecmo, vai fazer essa troca gasosa do CO2 para o oxigênio, oxigenar o sangue e retornar para o paciente. Então a ecmo é o nosso pulmão artificial.
Qual é a diferença?
A ventilação mecânica vai auxiliar o pulmão e a ecmo vai fazer toda a função dele, dando tempo para o paciente ter o pulmão de volta, fazendo com que ele se recupere. Entendemos assim: ele ganha tempo para se recuperar, ganhar mais energia para voltar. É claro que isso leva um tempo.
Ficou interessado no assunto? Comente aqui embaixo e compartilhe.
Um grande abraço!