Olá, sou José Altino, médico oncologista do Corp, Centro de Oncologia de Rio Preto.
Hoje vamos falar sobre vitamina D.
Na verdade, a vitamina D é um pró-hormônio e está envolvida nas atividades do nosso sistema imunológico, cardiovascular, músculos, ossos e metabolismo.
A vitamina D é lipossolúvel, ou seja: absorvida no intestino na presença de alimentos gordurosos.
Os alimentos ricos em vitamina D são: peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, cogumelo seco, leite, ovos e fígado bovino. Porém, para suprir as necessidades, teríamos que consumir grandes quantidades desses alimentos.
Ainda a principal forma de ativar a vitamina D, no nosso organismo, é a exposição ao sol durante 20 minutos, preferencialmente no período de início da manhã ou no final da tarde.
A vitamina D regula o equilíbrio do cálcio e fósforo do nosso organismo, que são importantes nos seguintes pontos:
No músculo e ossos, o cálcio e o fósforo participam da contratura muscular, tanto do músculo dos braços e pernas como do músculo cardíaco. Portanto a deficiência dessa vitamina pode ocasionar uma fraqueza muscular generalizada e diminuir a força de bombeamento do coração.
Na parte óssea, a vitamina D participa do equilíbrio do cálcio no esqueleto e a sua deficiência aumenta o risco de osteoporose e osteotomia. Com isso, aumentando o risco de fraturas.
No sistema imunológico, as células de defesas conhecidas como linfócitos são ativadas pela vitamina D.
Existem estudos que comprovam que a reposição dessa vitamina pode auxiliar no controle de doenças autoimunes como esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal entre outras.
No controle do diabetes, a reposição de vitamina D em crianças parece ter um efeito preventivo no desenvolvimento do diabetes infanto juvenil.
No tangente ao câncer, a vitamina D pode promover a diferenciação celular, portanto evita o surgimento de câncer de cólon e de mama. Sendo assim, a vitamina D é extremamente importante no nosso sistema orgânico.
Para maiores informações, visite o nosso site – Clínica Corp.