Olá, eu sou Dra. Amanda Laguna Cury (CRM 145433), oncologista na clínica Corp. Vou falar hoje para vocês um pouco sobre o carcinoma de rim.
O câncer de rim é o terceiro tipo de câncer mais comum do trato geniturinário, representa em média 3% das neoplasias malignas no adulto. Ele é mais frequente na faixa etária entre 50 e 70 anos e acomete duas vezes mais homens do que mulheres.
Em média, 54% dos pacientes ao diagnóstico tem a doença localizada no rim, 20% doença localmente avançada, além do rim, acomete os linfonodos, popularmente conhecidos como ínguas na região e 25% doença distância, ou seja, a doença com metástases. As metástases geralmente são no pulmão, fígado ou ossos.
Como fatores de riscos principais temos: obesidade, tabagismo e hipertensão arterial, além de histórico familiar da doença.
O diagnóstico do câncer de rim muitas vezes se faz por meio de um exame de rotina que o paciente faz por outras causas, que algum outro médico pede, por exemplo, um ultrassom de abdômen e aí acaba localizando uma massa renal por acaso. Em média apenas de 6 a 10% dos pacientes terão sintomas como, dor abdominal ou sangue na urina.
O tratamento da doença localizada é baseado na cirurgia e as chances de cura são altas. Já na doença avançada, ou seja, na doença metastática – quando ela saiu do rim foi para outro órgão – o tratamento se baseia na imunoterapia em drogas via oral que inibem a angiogênese do tumor. A angiogênese seria a formação de novos vasos no tumor, então dessa forma, barrando a angiogênese, nós barramos o crescimento tumoral.
Para mais dicas, fiquem atentos ao blog do Corp e as nossas redes sociais. Até mais!
Acompanhe o Blog do Corp. Nele, sempre postamos assuntos relevantes com dicas para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.