Oi, pessoal.
Eu sou a doutora Thaliane Buranello (CRM 185026) e sou médica geneticista aqui do Centro de Oncologia Rio Preto – o Corp.
Hoje, dia 15 de julho, que é o Dia do Médico Geneticista, eu venho falar um pouquinho sobre a minha especialidade para vocês.
Quando procurar um médico geneticista?
Existe uma subespecialidade dentro da genética que trabalha em conjunto com a oncologia, que é a oncogenética e a maior dúvida dos pacientes com câncer é quando procurar um médico geneticista, quando ser avaliado por um médico geneticista.
A gente sabe hoje que aproximadamente 10% de todos os cânceres têm um componente hereditário. Existem algumas principais situações em que esse paciente deve ser avaliado pelo médico geneticista para avaliar se ele possui uma síndrome de predisposição hereditária ao câncer, um risco aumentado para desenvolvimento de câncer.
Essas principais situações são:
- Quando o paciente teve um câncer em idade jovem, como, por exemplo, uma mulher que teve um câncer de mama antes dos 50 anos;
- Pacientes que tiveram mais de um câncer ao longo da vida sem ter sido uma recidiva, uma metástase;
- Pacientes que têm cânceres raros, como, por exemplo, câncer de ovário;
- Pacientes que têm uma história familiar significativa, mais familiares afetados ou várias gerações afetadas e não necessariamente com o mesmo tipo de câncer.
Então esse paciente vai ser avaliado pelo médico geneticista e o médico geneticista pode auxiliar no tratamento desse paciente, orientar qual a chance de um novo câncer acontecer e traçar planos de prevenção individual para esse paciente, e também orientar os familiares. Fazer o aconselhamento genético e orientar esse paciente e os seus familiares em conjunto.
Aproveito aqui também para deixar os parabéns para todos os meus colegas que também são médicos geneticistas.
Para ver o vídeo na íntegra, acesse o link.
Para mais dicas, fiquem atentos ao Blog do Corp. Nele, sempre postamos assuntos relevantes com dicas para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.