Olá. Eu sou Dra. Amanda Laguna Cury (CRM145433) e oncologista na Clínica Corp.
Hoje, dia 27 de julho, é o Dia Mundial da Conscientização e do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.
O câncer de cabeça e pescoço compreende os tumores malignos localizados no lábio, orofaringe, hipofaringe, laringe e glândula salivares. Mais de 75% dos cânceres de cabeça e pescoço são diagnosticados em fases avançadas.
Esse tipo de câncer pode se instalar já com uma lesão maligna, ou seja, o câncer propriamente dito ou então a partir de lesões pré-malignas.
Sintomas do câncer de cabeça e pescoço
A maioria das vezes no início a doença é assintomática. Quando a doença começa a evoluir, ela pode se apresentar como nódulos no pescoço, dor ou dificuldade para deglutir, manchas na boca que não cicatrizam, manchas esbranquiçadas ou então rouquidão persistente.
Fatores de risco
Os principais fatores de risco são o tabagismo e o consumo de álcool. Outros fatores também são infecções pelo vírus epstein-barr, HPV e a depressão imunológica.
É importante lembrar que hoje em dia existe a vacina contra HPV, dada em meninos e meninas entre os 9 a 14 anos de idade.
Tratamento do câncer de cabeça e pescoço
Em relação ao tratamento dependerá muito do estágio da doença. Nos estágios iniciais, o tratamento consiste da cirurgia ou da radioterapia. Já nos estágios mais avançados, geralmente usamos a quimioterapia concomitante, ou seja, junto com a radioterapia. Nos estágios em que a doença se espalhou pelo corpo, ou seja, os estágios em que há metástase, utilizamos a quimioterapia ou imunoterapia para controle da doença.
Fica mensagem então que a principal forma de prevenção desse tipo de câncer é não fumar, não beber em excesso e não esquecer de vacinar as crianças de 9 a 14 anos contra o HPV.
Fique atento então as nossas redes sociais.
Obrigada e até o próximo vídeo.