Olá sou José Altino, médico oncologista do CORP – Centro de Oncologia de Rio Preto.
Hoje falaremos sobre câncer de próstata. Existe uma abordagem multidisciplinar para esta doença, entre elas a cirurgia que é o carro chefe. Ela é possível quando o tumor está localizado e não existe invasão de órgãos ao redor, ou seja, adjacentes.
Ela é a melhor estratégia de tratamento, obviamente quando a saúde deste paciente permite, tendo em vista que o câncer de próstata é extremamente frequente em pessoas ao redor de 50, 60 anos, fase em que já começam a aparecer outras doenças é correlacionadas.
Mas a cirurgia é a pedra fundamental para curabilidade do câncer de próstata. Quando ela não é possível, a radioterapia é uma estratégia extremamente interessante, extremamente eficaz, com altas taxas de controle e curabilidade.
Por fim, quando a doença já está localmente avançada ou mesmo com metástase, é necessária a hormonioterapia, que é um controle dos níveis de testosterona, hormônio responsável pela estimulação do câncer de próstata. Portanto o tratamento do câncer de próstata é multidisciplinar: oncologista urologista e radioterapeuta.
Lembrando que estamos no Novembro Azul, mês de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Obrigado.