Olá, sou José Altino, médico oncologista do CORP, Centro de Oncologia de Rio Preto.
Hoje, vamos conversar sobre câncer de mama.
De acordo com dados do INCA, Instituto Nacional de Câncer do Brasil, para o ano de 2020, haverá aproximadamente 66.300 casos novos de câncer de mama.
Existem alguns tipos de câncer na mama como carcinoma ductal, carcinoma lobular – invasivo e não invasivo –, sarcomas e outros tipos de tumores, que terão percentual de curabilidade de acordo com a fase na qual é diagnosticado.
O diagnóstico se faz através do exame das mamas – autoexame –, mamografia, ultrassom, ressonância das mamas e, por fim, a biópsia quando necessário.
Uma pergunta muito frequente que é feita: Qual é a idade que a mulher deve começar a fazer os exames preventivos da mama?
A ocorrência de câncer de mama antes de 40 anos é baixa. Existem poucas mulheres que desenvolvem câncer de mama entre 20 e 40 anos.
Devemos ter uma atenção especial, obviamente, nas mulheres com história familiar positiva para câncer de mama ou câncer de ovário, nas quais a ocorrência de câncer mamário pode ser numa fase mais jovem.
O grande impacto no diagnóstico e redução da mortalidade pelo câncer de mama é a realização de mamografia, associada ou não a ultrassom de mamas, na faixa etária entre 50 e 65 anos, na qual existe um elevado risco do desenvolvimento do câncer de mama.
O tratamento do câncer de mama passa por cirurgia que pode ser desde uma mastectomia total, uma quadrantectomia – ou seja uma ressecção de um quadrante de uma parte da mama – ou até mesmo, atualmente, nodulectomia. Todos vão depender do tamanho do tumor, obviamente, para a melhor escolha do procedimento cirúrgico. Pode ser seguido de quimioterapia, radioterapia ou ainda de tratamento com comprimido anti hormonal, tendo em vista que 75% dos tumores apresentam seu crescimento estimulado pelo hormônio feminino.
Mas as medidas preventivas como não fumar, bebida alcoólica com moderação, dieta equilibrada (entre carne vermelha, peixe, frango, carboidratos, frutas e legumes) e atividade física são todas estratégias de extrema importância para evitar o desenvolvimento do câncer na mama. Enquanto os exames rotineiros permitem o diagnóstico precoce para aumentar a possibilidade de cura.
Agora, no ano de 2020, ano do isolamento social, no entanto ano da conexão virtual, com responsabilidade física, social, psíquica, familiar e econômica, faça essa conexão.
Para mais informações, visite o site do Corp.
Oncologista clínico Dr. José Altino – CRM 73227
Acesse o blog do Corp e fique por dentro de outros temas.