Sou Natalia Kodama (CRN3 26429), nutricionista do Centro de Oncologia Rio Preto e hoje vim falar um pouco sobre a minha profissão e como nós, nutricionistas, podemos contribuir com a sua saúde.
A maioria das pessoas pensa que nutricionista é só para emagrecer, mas através de uma orientação adequada, individualizada, você terá uma grande diferença em sua saúde. Ou então, as pessoas acham que o nutricionista irá proibir de comer todas as comidas que gosta. Mas na verdade, vamos sempre avaliar sua alimentação, ver seus objetivos e adequar a alimentação para cada necessidade.
Com a orientação adequada, podemos prevenir doenças assim como controlar os sintomas desencadeados por diversas doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, aumentos de colesterol e triglicérides, doenças gástricas como refluxo / gastrite / ulceras, doenças intestinais como síndrome do intestino irritável e até doenças que as pessoas não pensariam que poderia ser influenciadas pela nutrição como doenças da tireoide, doenças articulares e doenças autoimune.
Quando falamos em oncologia, sabemos que o nutricionista pode contribuir para a prevenção do câncer, mas para um paciente em tratamento oncológico o nutricionista pode fazer orientações para amenizar os sintomas causados pelo tratamento como diarreia, constipação intestinal, náuseas e vômitos, baixo apetite, perda de peso, alteração de paladar. Como também o nutricionista pode contribuir com diminuição do risco de anemia ou queda de imunidade que dependendo do tratamento é comum de acontecer. Podemos tanto trabalhar com alimentos como suplementos. Através de sinais e sintomas e alguns exames de sangue podemos diagnosticar deficiências nutricionais, adequar a alimentação e, se preciso, suplementar vitaminas e minerais
Lembrando que a suplementação de vitaminas e minerais deve ser sempre individualizada e utilizada para cada situação. Alguns sintomas de deficiência de vitaminas podem ser os mesmos que o excesso da mesma vitamina. Ou a suplementação em excesso de algum nutriente pode contribuir para a deficiência de outro. Por isso que um profissional capacitado que deve fazer a prescrição, pensando em cada caso.
Depois desse pequeno resumo, posso dizer pra vocês o quanto sou grata pela minha profissão, pois com ela consigo fazer uma grande diferença na vida de várias pessoas.
Gostaria de terminar parabenizando todos os meus colegas de profissão!
Feliz Dia do Nutricionista!
Já conhece o Blog do Corp? Nele, sempre postamos assuntos relevantes com dicas para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.