Olá, sou a Dra. Flávia Nascimento, oncologista clínica do Centro de Oncologia Rio Preto, o Corp.
Desde 1984, foi instituído em 28 de Maio, o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. Esse dia, visa discutir entre grupos de mulheres, gestores e profissionais de saúde as causas evitáveis de morte feminina.
Gostaria de conversar com vocês a respeito das causas oncológicas de mortalidade feminina como câncer de mama, câncer ginecológico, ovário, colo de útero, vagina e vulva. Para todos esses tumores, existem exames de rastreio como a mamografia, o Papanicolau que é a citologia oncótica, a regular visita ao oncologista com exames de imagem, ultrassom e também, no caso do câncer de colo uterino, está disponível no Programa Nacional de Imunização para as meninas de 9 a 11 anos, a vacina anti HPV.
Além das causas oncológicas, também vale lembrar a mortalidade materna. A mortalidade materna, é a morte que ocorre em todo o período da gravidez, no parto e no puerpério, ou seja, até 42 dias após o parto.
O Brasil tem apresentado queda significativa na mortalidade materna. Estima-se que, nos últimos 30 anos, ela diminuiu cerca de 60%, mas ainda é muito alta quando comparada com países de primeiro mundo. Chega, em algumas regiões, ser até 10 vezes maior do que em países como Canadá e Europa.
Essas medidas incluem desde o pré-natal bem feito, assistência ao parto e também programas antinatalidade de anticoncepção.
A mensagem que eu gostaria de deixar para vocês é a respeito da prevenção!
Procure uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e consultar o seu médico regularmente.
Acompanhe nosso site onde a gente sempre estará colocando mais dicas de prevenção e cuidado com a sua saúde.
Até breve!
Flávia Lidiane A. do Nascimento – Oncologista Clínica