Olá, meu nome é Vanessa Cristina Lourenção (CRP06/84913), sou psicóloga do Centro de Oncologia Rio Preto e hoje vamos conversar um pouco sobre o Janeiro Branco.
Você já ouviu falar no movimento Janeiro Branco?
É um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na sociedade e, neste ano, o movimento completa sua décima edição, visando a criação de políticas públicas para a área.
E por que Janeiro?
Por ser o primeiro mês do ano que, de modo geral, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, do passado que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no novo ano.
É como se Janeiro fosse uma espécie de portal entre os ciclos que se fecham e os ciclos que se abrem em nossas vidas.
Já a cor branca foi escolhida por representar, simbolicamente, “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e desejamos concretizar.
No de 2023 o tema da campanha é o equilíbrio. O equilíbrio diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos. A vida pede equilíbrio!
De acordo com a OMS, antes da pandemia, nós brasileiros já éramos a população mais ansiosa do mundo e a segunda com maiores taxas de depressão das américas.
Precisamos aprender que existem estratégias para cuidarmos melhor da nossa saúde mental, tanto em termos individuais como em termos coletivos.
Saúde mental não significa apenas a ausência de transtornos mentais, significa também autoconhecimento, autonomia, sentimentos de pertencimento, paz de espírito, propósitos e sentidos saudáveis de vida, equilíbrio perante as diferentes circunstâncias da vida, além de responsabilidade social, compromisso com a justiça social, respeito à diversidade humana, aos direitos dos outros e outras conquistas da humanidade.
Boa parte dos transtornos mentais podem ter seu sofrimento reduzido, se algumas atitudes comportamentais simples forem adotadas na rotina das pessoas:
•autoconhecimento, autoestima, autonomia mental, auto perdão,
•cativar círculos de amizades, ter com quem contar nos momentos difíceis da vida,
•prática de hobbies terapêuticos,
•trabalhar a espiritualidade/ religiosidade,
•aprender coisas novas
•praticar exercícios físicos,
•procurar ajuda de profissionais da saúde mental,
•ter bons momentos juntos à natureza,
•estabelecer planejamento financeiro,
•praticar trabalhos voluntários,
•refletir criticamente sobre a vida em sociedade.
Por isso, gostaria de deixar essa reflexão para você:
O mês de janeiro está terminando, mas temos ainda 11 meses para escrever uma nova história. Qual será a sua?
Cuide de sua saúde mental, cuide de você!
Acompanhe o Blog do Corp. Nele, sempre postamos assuntos relevantes com dicas para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.