Olá, sou a Dra. Flávia Nascimento, oncologista clínica do Corp.
Hoje, estou aqui pra falar para vocês sobre o Junho Preto, mês dedicado à conscientização e a prevenção do melanoma.
O melanoma é o tumor maligno de pele mais agressivo que nós temos. Estima-se que a cada 6 horas, uma pessoa morre em decorrência do melanoma, por isso a importância de tomarmos medidas de prevenção.
O melanoma é um tumor que acomete, principalmente, pessoas claras, pessoas de cabelos e olhos claros, ruivos, mas também pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive em negros. É importante sempre fazermos o autoexame e a Sociedade Brasileira de Dermatologia estipulou uma regra que a gente conhece como “A B C D E”.
O “A” é, principalmente, a assimetria das lesões. Quando você tem uma pinta que pode ser em qualquer lugar do corpo e que ela não é assim tão bonitinha, tão redondinha, ou seja, assimétrica: sempre vale a pena procurar um dermatologista.
O “B” está relacionado às bordas. Exatamente isso: a borda não tão lisinha, não tão rente a pele.
O “C” com as cores. Pinta com mais de uma cor, com nuances de vermelho, preto, marrom, também tem que chamar a atenção.
O “D” é o diâmetro. Lesões de pele acima de meio centímetro também tem que chamar a atenção para a pessoa procurar o dermatologista.
Enfim, o “E” já é uma classificação realizada por médicos que diz respeito à espessura, por isso sempre vale a pena passar por uma consulta.
O que a gente pode fazer para prevenir o melanoma?
Principalmente, fator de proteção solar. Use sempre protetor solar, independente se o dia está ensolarado ou nublado, para exposição comum no dia a dia, para fazer atividade ao ar livre, para se locomover até o trabalho é sempre importante estar protegido do sol.
Essa proteção pode ser com produtos químicos como o filtro solar que a gente conhece comprado em farmácia ou físico com o uso de camisetas específicas. Hoje, a gente tem tecidos tecnológicos que oferecem uma proteção solar melhor, bonés, chapéu, sombrinha, então sempre se proteger e evitar queimaduras, principalmente em crianças é sabido que um episódio de queimadura solar na infância, aquela queimadura que levanta bolhas, que fica aquele vermelhão, insolação já é de importante risco para o melanoma.
Procure seu dermatologista para exame físico pelo menos uma vez ao ano e sempre que identificar alguma pinta de aparecimento recente e que tenha essa cara meio estranha. Na dúvida, é sempre melhor procurar um médico.
A boa notícia é que, apesar de estar aumentando muito o diagnóstico de melanoma, tem caído a mortalidade pelos tratamentos hoje disponíveis. O tratamento do melanoma inclui a cirurgia e também o tratamento oncológico específico com drogas-alvo e principalmente a imunoterapia que foi um grande avanço oncológico dos últimos tempos.
Conheça mais sobre o melanoma e mantenha-se informado nas nossas redes sociais.
Flávia Lidiane A. do Nascimento – Oncologista Clínica (CRM 116533)