Olá, meu nome é Luana, eu sou médica hematologista da Corp | Oncoclínicas e hoje eu vim conversar com vocês um pouquinho sobre o Março Borgonha, que é um mês de conscientização sobre o Mieloma Múltiplo.
O que é, sintomas e prevenção do Mieloma Múltiplo
O Mieloma Múltiplo é uma doença onco-hematológica, um câncer da medula óssea, que pode se manifestar basicamente com quatro tipos de sintomas:
- Uma anemia que o seu médico não está conseguindo explicar o porquê você tem;
- Ou uma doença renal crônica, então um enfraquecimento dos rins também sem uma outra explicação plausível;
- Uma elevação do cálcio no sangue;
- E uma fragilidade óssea que, quando a gente olha exames de imagem, são vistas lesões nesses ossos, chamadas lesões líticas.
É uma doença mais comum em idosos, não é tão comum aparecer em adultos de meia idade, mas pode acontecer. Então não é uma doença que você consegue prevenir com alimentação, estilo de vida, mas exames de rotina é o melhor que o seu médico pode fazer para te ajudar a identificar essa doença de uma forma precoce, e ter o melhor tratamento possível.
Então, anemia, lesões ósseas (se você tem dores nas costas muito intensas que também não tem uma explicação que justifique essas dores), doença renal crônica; procure um hematologista que é importante descartar o Mieloma Múltiplo.
Tratamento do Mieloma Múltiplo
Para o tratamento do mieloma múltiplo hoje em dia existem muitas medicações disponíveis, tá? Então, hoje é uma doença que, infelizmente, a gente não consegue ainda usar a palavra cura. Mas a gente consegue colocar em remissão, que seria por essa doença para dormir. E hoje temos o surgimento de cada vez mais drogas novas, então hoje é uma doença altamente tratável, que muitas vezes a gente consegue deixar esse paciente com uma boa qualidade de vida.
Nesse mesmo post eu vou falar para vocês um pouquinho sobre as lesões ósseas do mieloma múltiplo então fique atento até o final, siga o blog da Corp e as nossas redes sociais.
Lesões Ósseas do Mieloma Múltiplo
Tá vendo isso aqui? [ver vídeo abaixo] Bom, essas daqui são as chamadas lesões líticas do Mieloma Múltiplo. É um dos sintomas que indica necessidade de tratamento da doença, tá?
Essas lesões podem aparecer em qualquer osso do corpo, mas elas têm a uma preferência pelo esqueleto central, então: crânio, costelas, coluna e bacia tem uma fragilidade maior, então uma predisposição maior a fraturas. Isso costuma doer! Dói, tá?! Pacientes com lesões líticas na coluna na bacia costumam se queixar bastante de dor.
Então, veja bem, isso é uma doença mais comum em idosos (o Mieloma Múltiplo), então quando tem um idoso que queixa muito de dor nas costas, todo mundo acha “normal”. Dor não é normal, tá? Então, dor nas costas merece investigação em qualquer pessoa! E em idoso ficar atento para esse tipo de coisa, para essa possibilidade, e fazer exames de imagem da coluna, cogitar o mieloma múltiplo, investigar certinho!
Dor não é normal e qualquer dúvida, se tiver lesões líticas, descartar Mieloma Múltiplo é fundamental.