Olá. Sou o Dr. José Altino | CRM-SP 73227, médico oncologista do Corp – Centro de Oncologia de Rio Preto.
Hoje vamos conversar sobre o câncer de colo uterino, que ocorre principalmente entre 40 a 60 anos. No ano de 2022 foram diagnosticados 17.000 casos novos, e corresponde ao terceiro tumor mais frequente no sexo feminino.
Quais são os fatores de risco?
Podemos citar alguns, como:
- Tabagismo
- Múltiplos parceiros
- Infecção recorrente por Clamídia
- HIV
- Infecção pelo papiloma vírus
Existem vários sorotipos do papiloma vírus – conhecido também como HPV. Os mais patogênicos é o 16 e o 16, que correspondem a 70% dos casos de câncer de colo uterino.
Quais são os sintomas?
Alguns sintomas do câncer de colo de útero são:
- Sangramento fora do período menstrual
- Alteração do fluxo menstrua, ou, seja, prolongamento do fluxo
- Corrimento vaginal sanguinolento
- Dor pélvica após a relação sexual
Quais são as medidas preventivas?
- Uso de preservativo
- Vacinação para o HPV
A vacinação para o HPV já está disponível pelo SUS no sexo feminino dos 9 aos 14 anos e no sexo masculino de 11 a 14 anos. Este período pode ser estendido até os 45 anos para as pessoas que apresentam baixa imunidade.
A outra medida preventiva importantíssima é o Papa Nicolau, que deve ser feito anualmente a partir da atividade sexual. Ou então na faixa etária de 25 a 65 anos com a frequência anual, podendo ser estendido a cada 3 anos em algumas situações.
A maior estratégia para a cura do câncer do colo uterino é o diagnóstico precoce, ou seja, o Papa Nicolau. Felizmente a medicina tem apresentado vários avanços, inclusive para o câncer do colo uterino localmente avançado ou metastático.
Entre esses avanços estão a imunoterapia e mais recentemente um estudo mostrando grandes benefícios, chamado Vedotin. São todas estratégias que tem apresentado avanços na medicina.
Para mais informações, sigam sempre as nossas redes sociais e o nosso blog. Sempre postamos novidades por lá.