Olá, sou José Altino, médico oncologista do CORP – Centro de Oncologia Rio Preto.
O ano de 2020 nos remete à próxima década, 2021. Isso nos faz repensar a classificação das doenças.
Até algumas décadas passadas se falava câncer de pulmão, câncer de mama, câncer de intestino e assim por diante.
Hoje em dia já se fala câncer de pulmão com mutação do EGFR, câncer de pulmão com expressão do ALK e câncer de pulmão com níveis de expressão do PD-L1.
Essas informações trazem impacto no tratamento pois isso é extremamente importante no câncer de pulmão e em outras doenças que também passam por esses divisores de água.
Por exemplo, o melanoma. É um um tumor de pele que pode ter mutação do BRAF ou não ter mutação do BRAF e, nesse caso, os tratamentos são diferentes.
Outro exemplo: o câncer de mama com mutação do HER-2 ou sem expressão do HER-2, que também muda o tratamento.
Então nos faz pensar: será que nas próximas décadas vamos ter uma classificação dos tumores de uma maneira muito mais próxima, e não simplesmente falar câncer de mama?
Podemos dizer câncer de mama HER positivo, um câncer de mama com BRCA mutado ou não, pois alguns desses medicamentos só são indicados para pacientes com mutação genética do BRCA, gene de uma mutação que é transmitida por gerações.
Então isso nos faz repensar a nova estrutura da classificação das doenças e, provavelmente, isso vem trazendo grandes avanços tanto para curabilidade e sobrevida dos pacientes.
Dr. José Altino
Médico oncologista CRM 73227