Olá, sou a Dra. Valeska, sou oncologista clínica no Centro de Oncologia de Rio Preto e eu venho hoje aqui falar para vocês sobre o março azul.
O março azul é o mês da conscientização, da prevenção do câncer colorretal. Sabemos que algumas doenças inflamatórias assim como, algumas síndromes genéticas elas vão aumentar a sua chance de ter o câncer de intestino.
Porém, sabemos que boa parte, em torno de 80% das pessoas acometidas pelo câncer de intestino ocorre devido a hábitos de vida inadequados e o que seriam esses hábitos de vida inadequados?
- Sedentarismo;
- Uma alimentação rica em gordura;
- Baixa ingestão de fibras;
- Cigarro;
- O excesso de bebida alcoólica.
Então, não é tão difícil a gente se conscientizar e a gente tentar fazer a nossa parte. Então:
- Ter uma vida saudável;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Ter uma dieta balanceada e equilibrada.
Nada é proibido, mas tudo aquilo que é excesso e que não é legal, vai fazer mal.
Procure sempre o seu médico a qualquer sinal de alerta, alteração do ritmo intestinal, ou porque ele está muito preso, ou porque ele está muito solto, ou porque teve sangramento, são sinais de alerta.
Acima de 50 anos também é um fator de risco para o aparecimento do câncer colorretal pelo avançar da idade e com isso a gente também precisa procurar um médico para fazer exames preventivos. Assim como, nós mulheres fazemos nos exames de mamografia a partir dos 40 anos, a partir de 50 anos todo mundo deve procurar seu médico para começar o rastreamento do câncer colorretal.
Quer saber um pouquinho mais sobre a prevenção do câncer colorretal? Acesse nossa página e siga-nos nas redes sociais.
Dra.Valeska C. do Carmo CRM 110459