Olá, sou Natália Kodama, nutricionista do Corp, Centro de Oncologia de Rio Preto.
Hoje vim falar sobre alguns pequenos hábitos na sua alimentação que podem fazer uma grande diferença.
O primeiro deles é: tenha sempre um copo ou uma garrafa de água por perto, na mesa do trabalho, na sua bolsa, se você fica a maior parte do tempo fora de casa. Ou mesmo em casa, na sua vista. Isso facilita a ingestão de líquidos e contribui para a hidratação do nosso organismo.
Quanto de líquidos você tem tomado no seu dia a dia? A maior parte do nosso corpo é feita de água e a necessidade é bem individual. Ela varia conforme peso e intensidade de atividade física e clima também. Em ambientes mais quentes, a necessidade de líquidos acaba aumentando.
Falando em ingestão de líquidos, um outro hábito que faz toda a diferença é o controle da quantidade de líquido junto com as grandes refeições: almoço e jantar. É interessante que não se consuma mais do que meio copo de líquido junto com as suas refeições. Essa quantidade pode auxiliar a digestão. Mais do que isso pode prejudicar o processo digestivo, o que me leva ao próximo hábito muito importante: a mastigação.
Quanto tempo dura sua refeição, mastigando? Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam comendo com muita pressa e a mastigação é muito importante para auxiliar o seu processo digestivo. Ela melhora o funcionamento intestinal, diminui o risco de refluxo, gastrite, controla a formação de gases. E também o ato de mastigar contribui para a saciedade, fazendo com que você não exagere no volume dos alimentos. Também gosto muito de ressaltar que é interessante que se coma com calma, observe o que está comendo, sinta o gosto dos alimentos e fique em um ambiente tranquilo, livre de distrações.
Um outro hábito que, muitas vezes, acaba sendo uma grande dificuldade para a maioria das pessoas, é tirar o açúcar do café, do chá, ou do suco. O nosso paladar se adapta aos sabores. A primeira vez que você tomar um café sem açúcar, vai achá-lo extremamente amargo e ruim, mas, com o tempo, você vai se acostumando com o sabor e passa a gostar dele puro.
Mais um hábito que acredito fazer toda a diferença é ter snacks saudáveis, de fácil acesso, a mão. Deixar, na bolsa ou no trabalho, um kit de castanhas, sementes, frutas secas, pois, em uma hora que bater a fome, você acaba não caindo tentação e não vai comer os snacks ricos em açúcares e gorduras.
Por fim, não vá ao mercado com fome. Quando estamos com fome, temos uma tendência a comprar mais alimentos do que precisamos e também alimentos com teor calórico aumentado.
Espero ter contribuído para que você mude alguns hábitos e depois me conte se você fez alguma diferença.
Até a próxima!
Natália Yano Kodama – CRN3 26429