Os sinais e sintomas do câncer de vesícula biliar geralmente só se manifestam quando a doença já está em estágio avançado, mas em alguns casos podem aparecer em um estágio mais precoce, quando o tratamento pode ser mais eficaz. Alguns dos sintomas mais comuns do câncer de vesícula biliar são:
- Dor Abdominal. Grande parte das pessoas com câncer de vesícula biliar tem dor abdominal quando diagnosticadas. Na maioria das vezes essa dor está localizada na parte superior direita do abdome.
- Náuseas e Vômitos. Muitas pessoas referem a náuseas e vômitos no momento do diagnóstico.
- Icterícia. A icterícia é uma condição que dá uma cor amarelada à pele e à parte branca dos olhos. Isso pode acontecer quando o tumor bloqueia o ducto biliar e a bile do fígado não pode ser drenada para o intestino. A bilirrubina, substância química da bile pode se acumular no sangue e se depositar em diferentes partes do corpo, dando um tom amarelado à região. Alguns pacientes com câncer de vesícula biliar apresentam icterícia quando diagnosticados.
- Nódulos no Abdome. Se o tumor bloquear o ducto biliar, a vesícula biliar pode inchar se tornando maior que o normal. O câncer de vesícula biliar também pode se disseminar para partes próximas do fígado. O que pode ser sentida pelo médico como nódulos no lado direito do abdome. Eles também podem ser diagnosticados por exames de imagem, como o ultrassom.
Outros Sintomas
Outros sintomas menos comuns incluem:
- Perda de apetite.
- Perda de peso.
- Inchaço abdominal.
- Febre.
- Prurido intenso.
- Fezes escuras.
- Urina escura.
Todos esses sinais e sintomas também podem ser causados por outras patologias diferentes do câncer de vesícula biliar. Portanto, a qualquer sintoma consulte seu médico imediatamente para que a causa possa ser diagnosticada e tratada, se necessário.
Fonte: Oncoguia, 19/06/2013