Olá, sou José Altino, médico oncologista do Corp – Centro de Oncologia de Rio Preto.
Hoje vamos conversar a respeito dos sintomas e sinais dos tumores cerebrais.
Cefaléia ou dor de cabeça, quando recorrente, frequente, persistente e de difícil alívio. Síncope ou desmaio. Náuseas e vômito, ou seja aquele indivíduo que começa a apresentar náuseas e vômitos, sem uma relação digestória importante, sem nenhuma causa relevante. Tudo isso deve ser pensado em tumor cerebral.
Ainda: alteração visual, que pode ser desde uma diplopia, que é uma visão dupla, ou ainda perda da visão em campos visuais. O que é isso? A pessoa não enxerga um objeto que está à sua direita, ou à sua esquerda, ou que tem falhas da visão em determinados campos da sua visualização.
Continuando: o desequilíbrio, alteração motora, seja para caminhar, seja para subir escadas, perdendo parte dos seus movimentos, ou ainda total perda dos movimentos.
Alteração da fala, conhecida como disartria, que a dificuldade em articular, ou seja se expressar com palavras, esquecimento de palavras do uso rotineiro, então sintomas permeando pela dificuldade da verbalização.
Formigamento em parte do corpo, que é chamado de parestesia. Formigamento de parte de um braço, de uma perna ou de uma porção do corpo, deve ser investigado.
E, por fim, a convulsão, a epilepsia, que é quando o indivíduo perde a consciência, cai e apresenta movimentos involuntários, fica se batendo com excesso de saliva, mordedura da língua e sangramento, ou ainda eliminação de urina durante a crise. Então isso é uma convulsão. Essa pode ser uma convulsão total, generalizada ou parcial, quando apenas parte do corpo tem esse abalo muscular.
Para maiores informações, visite o nosso site Clínica Corp.